Saiba o que é a imunidade, a importância que ela tem na saúde e como fortalecê-la para proteger o organismo contra infecções
Muito se fala sobre imunidade, e esse é um fator que precisa estar forte para fazer o corpo funcionar adequadamente, pois trata-se de um mecanismo que o organismo apresenta para se proteger contra corpos estranhos e infecções. O próprio organismo tem capacidade de reconhecer agentes estranhos à sua natureza e se defender contra eles através da produção de anticorpos.
A verdade é que o grande segredo para melhorar a imunidade é a adoção de hábitos de vida saudáveis. Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e de todos os componentes do corpo humano.
Pensando nisso, é indicada a ingestão de alimentos ricos em sais minerais e vitaminas, como frutas, verduras, legumes, chás e sucos naturais, como o suco de laranja, para garantir o fortalecimento da imunidade.
A imunidade tem sua importância e deve ser lembrada como a defesa adequada para prevenção de fatores que fragilizam o organismo.
Atenção com a imunidade durante todo o ano
O costume é cuidar da imunidade com mais atenção no período de inverno, a fim de evitar gripes e resfriados. No entanto, apesar disso, os cuidados devem ser tomados durante todos os períodos do ano, para ampliar a rede de proteção e garantir boas práticas de saúde.
O que acontece é que o sistema imunológico possui a capacidade de reconhecer possíveis agressores à saúde, como os vírus e as bactérias, e consegue desenvolver uma resposta de combate aos ataques.
Alguns fatores têm o poder de interferir na proteção da imunidade, seja para mais ou para menos, como a capacidade nutricional, qualidade do sono, hidratação do corpo, atividade física e também o estado emocional e psicológico.
Inclusive, o que se sabe é que a alimentação está diretamente relacionada com a capacidade do sistema imunológico.
Podem surgir efeitos benéficos ou prejudiciais, a depender da quantidade de minerais e vitaminas ingeridos, principalmente os relacionados ao complexo, que favorecem o desenvolvimento da imunidade.
Por exemplo, uma pessoa que tem o seu sistema imunológico fragilizado está mais suscetível a sofrer alguma infecção e fica mais vulnerável a adquirir doenças.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, para o sistema imunológico trabalhar adequadamente, é necessário a ingestão de nutrientes em quantidades suficientes para obter resposta do organismo.
Quando esses nutrientes não são ingeridos da forma recomendada, o próprio sistema procura saídas para indicar que precisa de atenção. Ele utiliza a saúde para enviar mensagens de restabelecimento e defesa do organismo.
Benefícios das vitaminas naturais
A ingestão de frutas, como limão, acerola, kiwi, abacaxi e laranja, tanto in natura quanto os sucos e vegetais verdes, são ricas fontes de vitaminas C e E.
Outros alimentos que trazem boas respostas à imunidade são os peixes, como atum, salmão e sardinhas, que são ricos em Ômega 3.
Já os cereais e grãos integrais são ótimos para aumentar a taxa de zinco do organismo.
Todas essas vitaminas fortalecem o sistema imunológico, para que ele funcione adequadamente e atue na defesa do organismo. Para isso, é necessário que exista uma alimentação equilibrada entre vitaminas e nutrientes.
Quem quer prestar atenção no desenvolvimento efetivo da função imunológica necessita estar ligado à união de alguns fatores cumulativos, por exemplo:
- alimentação equilibrada com porções adequadas dos grupos de nutrientes necessários;
- evitar uso de óleos, gorduras e alimentos industrializados;
- ingestão regular de água, para evitar desidratação.
Contudo, a alimentação sozinha não vai garantir o fortalecimento da imunidade, é preciso combinar com mais de um elemento que contribui para o aumento da sua capacidade.
Invista na saúde
O exercício físico feito de forma frequente e correta também traz benefícios para a saúde do sistema imunológico.
Ele proporciona fortalecimento e resistência muscular, melhora o funcionamento dos outros sistemas do organismo, auxilia na regulação do sistema emocional, entre outros benefícios.
Todos esses pontos causam efeitos positivos no sistema imunológico do corpo humano. Bastam alguns minutos de exercícios físicos por dia para estimular elementos essenciais à função imunológica e prevenir o aparecimento de infecções.
Ter atenção a hábitos simples e saudáveis, como a higiene do sono, a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada auxilia bastante os elementos de defesa do organismo.