A Dieta da Carne consiste em comer apenas carne e outras fontes ricas em proteínas, como peixes e aves. Contudo, além de fornecer proteína, esses alimentos também são ricos em gorduras, que são consideradas gorduras boas nos últimos anos por estarem naturalmente presentes nos alimentos.
A Dieta da Carne é semelhante ao cardápio fitness que o Dr. Melvin Anchell criou.
Ele escreveu um livro em 1998 com conselhos dietéticos para os amantes de carne que querem reduzir seu percentual de gordura. As orientações alimentares podem ajudar a reduzir o percentual de gordura e também oferecem ajuda para a saúde muscular. Entretanto, para ter sucesso, é preciso entender as características de uma dieta à base de carne para começar a procurar ter um corpo bom.
Como a Dieta da Carne funciona?
O objetivo original é tornar o armazenamento de gordura o principal combustível energético, reduzindo drasticamente o consumo de carboidratos. O resultado a ser alcançado é a queima eficiente de gordura. Vários estudos foram realizados para mostrar que esta dieta pode reduzir o peso e ajudar a controlar o diabetes e os triglicerídeos. Deve-se notar que, como qualquer dieta, essa dieta pode se tornar um desafio a longo prazo.
A Dieta da Carne é uma dieta que você pode fazer em etapas, para que você possa pensar em quais alimentos são permitidos e quais não. Pois, as restrições podem se tornar o objetivo de interromper o condicionamento físico. Dessa forma, você deve ter uma ideia melhor do que pode e não pode comer durante a cada fase.
Entenda as fases da Dieta da Carne
A primeira fase, que também pode ser chamada de indução, tem as seguintes regras:
- A ingestão de carboidratos não pode exceder 20 gramas por dia, o que significa que você deve se adaptar a uma dieta rica em vegetais e legumes;
- É permitido o consumo de proteínas de aves, peixes e carnes vermelhas;
- Recomenda-se cortar as massas, pães, cereais, frutas, vegetais ricos em amido, laticínios e cremes;
- Nozes, sementes ou mesmo feijões não são permitidos;
- Desde a fase inicial, também são proibidas bebidas alcoólicas e café.
A segunda fase tem o intuito de preservar o peso ganho, que é considerada por muitos como a mais difícil e pode levar à recuperação do peso de toda a perda de peso.
Nesta fase, você deve adicionar gradualmente mais vegetais ao seu plano de refeições. A partir desse momento, diversifique sua refeição adicionando vegetais, sementes, frutas, nozes e até vinho, que tem sido comprovado por vários estudos ter efeitos positivos para a saúde quando consumidos com segurança. Bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos também podem entrar nesta fase.
Como implementar a Dieta da Carne nos dias atuais?
Se você pretende fazer a Dieta da Carne, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico e um nutricionista para realização de exames laboratoriais, alcançar a saúde e receber orientações sobre como mudar a alimentação. É importante tentar comer carnes orgânicas e cozinhá-las em casa com temperos naturais e gorduras de alta qualidade como azeite ou óleo de coco sempre que possível.
Como a carne é muito farta na sensação de saciedade, é normal não comer três refeições por dia, e é normal comer apenas duas ou três refeições por dia. Além disso, é interessante adicionar vegetais, folhas, nozes como castanhas e amendoins e uma ou duas frutas por dia, sempre que possível. Pois, assim, você adiciona mais fibras, vitaminas e minerais à dieta.
Dicas para fazer a Dieta da carne
Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a ter a melhor experiência ao fazer a Dieta da carne:
Beba água à vontade
Nesta dieta, a água pode ser sua melhor aliada e te aproximar do peso desejado. No entanto, você pode beber água em momentos de ansiedade e quando tiver desejos por doces e comidas em horário que não deve comer.
Não consuma carne na parte da noite
A Dieta da Carne foi criada para aumentar o consumo de carne, pois proporciona saciedade por mais tempo. Assim, evitar comer carnes na parte da noite pode garantir que você tenha uma noite de sono mais tranquila, pois elas não são digeridas tão rapidamente.
Saiba oferecer com cuidado exceções
fazer a Dieta da carne não quer dizer que você não pode ter dias ou refeições sem carne. Entretanto, é muito importante que você reconheça os limites de alimentação saudável. Você pode contar com exceções, mas deve sempre estar atento ao tamanho das porções. Pois, é fundamental para manter o peso obtido.
Se afaste dos alimentos gordurosos ou condimentados
Ficar longe de alimentos gordurosos ou condimentados pode ajudá-lo a atingir o peso desejado. Eles podem ajudar seu corpo a reter líquidos e causar inchaço que pode deixá-lo desconfortável.
Tome chás emagrecedores
Você pode beber um chá para emagrecer ao longo do dia. Pois, este tipo de bebida ajuda seu corpo a manter um estado termogênico para continuar queimando calorias.
Tome cuidado na parte final
Quando atingir o seu peso corporal ideal, não deixe de comer carne espontaneamente, procure adaptar-se à reeducação alimentar. Aquele tão sonhado corpo delineado requer uma dieta saudável. Então, mesmo após conquistá-lo é importante priorizar a ingestão de alimentos naturais.
A Dieta da Carne oferece riscos para a saúde?
Comer apenas carne pode levar a uma deficiência de antioxidantes, que podemos encontrar principalmente em plantas, especialmente vegetais. No entanto, não há evidências de que as pessoas que comem apenas carne e peixe tenham problemas de saúde devido à falta de vegetais e frutas.
Outra desvantagem é a falta de fibras neste tipo de dieta, o que pode prejudicar a função intestinal e torná-lo mais propenso à constipação.
Outro ponto a ser observado é que não há evidências de que essa dieta aumente o risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, a recomendação geral das autoridades de saúde é de uma ingestão moderada de gordura saturada (encontrada principalmente em carnes) e uma dieta que deve ser baseada sobre o consumo de frutas e legumes.