Há muitos anos atrás, surgiu um mito de que a gravidez era responsável pelo aparecimento de cáries, gengivite e até mesmo a perda de dentes.
O que na realidade acontece com muitas mulheres nesse período é que elas ficam com a gengiva mais sensível que o normal e, por conta disso, se torna necessário alguns cuidados específicos.
Caso haja necessidade de intervenção cirúrgica por pulpite, é necessário procurar um dentista especialista em canal sp ou em cidades que sejam mais próximas de onde você mora.
Quais os cuidados necessários durante a gravidez?
O momento da gravidez, é o período em que as mulheres ficam mais frágeis e suscetíveis a problemas de saúde, se não houver cuidados.
Mas você sabe quais são as precauções mais importantes que devem ser tomadas nessa fase? Segue o fio:
- Pré natal: Deve começar desde o início da gravidez;
- Check Up de exames;
- Praticar atividades físicas;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Visitar periodicamente o dentista.
É preciso aprofundar em cada um dos tópicos para manter uma saúde por completo durante a gestação.
Pré-natal: Deve começar desde o início da gravidez
Esse processo deve ser feito com o médico obstetra para acompanhar a evolução da gravidez, monitorando o estágio da gestação e orientando a mulher sobre as mudanças hormonais e psicológicas que ocorrem.
O pré-natal avalia toda a saúde da mãe para que não haja complicações durante esse período.
Check-Up de exames
Com o pré-natal, o médico irá pedir para que a gestante faça uma bateria de exames, como o de sangue para descartar doenças como diabetes, HIV (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras enfermidades que possam prejudicar a formação do bebê.
Juntamente desses exames clínicos, será realizada uma ultrassonografia, um dos principais diagnósticos para acompanhar a formação do bebê.
Atividades físicas
É importante saber que nem todos os exercícios devem ser feitos durante a gravidez, mas muitos médicos indicam algumas atividades como hidroginástica, pilates e caminhada para combater algumas doenças como diabetes gestacional.
Não consumir bebidas alcoólicas
A partir da descoberta da gravidez, deve-se cortar o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem prejudicar a formação da criança.
Visitar periodicamente o dentista
Durante a gestação, muitas mulheres não se preocupam tanto com a saúde bucal, e isso deve ser um dos principais cuidados a serem tomados, já que problemas na boca podem prejudicar no peso do bebe e até mesmo gerar um parto prematuro.
Por isso, deve-se ir sempre a uma clínica dentária durante esse período.
Por que é necessário o acompanhamento com um dentista durante esse período?
O acompanhamento com o dentista na gestação é de extrema importância, pois as gengivas ficam mais sensíveis, podendo acarretar problemas periodontais e cáries.
Tudo o que a mãe come ou faz pode afetar a saúde do bebê, e quando não há acompanhamento com o dentista, pode acontecer de surgir gengivite gravídica e até mesmo periodontite.
Nesse caso, é imprescindível visitar uma clínica especializada em periodontia para um tratamento adequado.
O que muitos não sabem é que ao ter essa infecção gengival, isso prejudica a saúde do bebê, podendo acontecer um parto prematuro e que o bebe nasça abaixo do peso adequado.
É necessário realizar a profilaxia – limpeza dos dentes – para evitar o acúmulo de tártaro e possibilidade de problemas mais sérios.
Após o nascimento do bebê e o surgimento dos primeiros dentinhos é importante fazer o acompanhamento desde cedo com o dentista infantil.
Quais procedimentos grávidas podem realizar?
Deve-se entender que muitos procedimentos não podem ser feitos durante a gravidez, porém se houver extrema necessidade, pode-se fazer canal com anestesia sem o vasoconstritor.
A profilaxia é um procedimento não invasivo e não tem o menor problema em fazer. Entretanto, deve ser feito em uma clínica de implantes, e somente após a gravidez.
Como manter o hábito de higienizar a boca em dia?
Os hábitos de higiene devem ser mantidos em qualquer período da vida, mas na gravidez deve-se ter mais atenção.
Como muitas mulheres sentem enjoo durante a gestação e consequentemente vomitam, a boca fica mais ácida que o normal, e por isso é preciso escovar os dentes logo após para evitar a deterioração dos dentes.
Uma higiene bem feita com creme dental para gengivas sensíveis, fio dental e enxaguante bucal ajudará a evitar esses problemas.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.