Que tal fazer em casa seu próprio desodorante caseiro? Sim, dá super certo e funciona muito bem! Um antitranspirante natural e com o cheirinho que você escolher.
Pode parecer estranho e desnecessário, afinal existe todo tipo de desodorante à venda por aí. Mas por vários motivos, você mesma pode preparar o seu em casa, com ingredientes naturais.
Por que fazer um desodorante caseiro?
Muitas meninas optam por produtos caseiros pensando em sustentabilidade. Já outras pensam na saúde pois esse tipo de produto contém produtos químicos como os parabenos que podem inclusive causar alergias.
E um dos motivos sem dúvidas é a economia pois não dá pra negar que os antitranspirantes de boa qualidade são bem caros. Uma receita caseira é bem econômica e rende bastante.
Receita de Desodorante Caseiro
Conheci essa receitinha navegando pelo portal Minha Vida. A médica convidada Karla Lessa ensinou passo a passo como fazer um desodorante caseiro natural seguro para a saúde, confira:
Ingredientes
- 1 frasco de leite de magnésia
- 1 frasco (de vidro ou plástico) para colocar o produto
- 4 gotas de óleo essencial
Como fazer
- Dentro do frasco, você vai misturar quatro gotas do óleo essencial com o leite de magnésia.
- Se você quiser utilizar outro óleo essencial junto, com o objetivo de potencializar o efeito do produto, pingue 2 gotas de cada óleo (não há problema em aplicar algumas gotas de óleo essencial a mais).
- A quantidade sugerida pela médica rende até dois frascos do tipo roll-on.
- Outra sugestão, para tornar o produto ainda mais sustentável, é reaproveitar um recipiente (de vidro ou plástico) que você já tem em casa. Basta higienizá-lo corretamente e colocar a mistura dentro.
- Se preferir, pode usar um frasco com spray para facilitar a aplicação.
Esse produto caseiro tem a data de validade de 2 meses. O prazo é bem mais curto em relação aos produtos industrializados, afinal eles possuem conservantes químicos para fazer o desodorante durar meses.
Veja também essa receitinha da Maitê:
Escolhendo os Óleos Essenciais
Existem vários tipos de óleos essenciais, com propriedades variadas. Por exemplo, é possível encontrar aqueles com propriedades antissépticas, que vão agir direto na microbiota das axilas e assim reduzir o suor. Algumas sugestões são o óleo de coco, óleo de melaleuca e o óleo de alecrim.