Ela já foi sucesso na década de 90, e mesmo hoje ainda é muito procurada. Chega a ser polêmica e muitos dizem que é possível emagrecer 14kg em 14 dias. Conheça a Dieta da USP original.
Quando se fala em dieta, logo vem à cabeça a ideia de passar fome e cortar alimentos do prato. Mas esse conceito foi se perdendo com o tempo. Ao menos, muitos especialistas e nutricionistas não vêem vantagens na restrição de alimentos e elaboram dietas menos restritivas. Mas vamos falar aqui de uma dieta à moda antiga, a popular e polêmica Dieta da USP original.
Dieta da USP Original?
Apesar do nome, não se sabe ao certo sua origem. A universidade nunca confirmou a autoria dessa dieta por parte de um de seus especialistas. Circulam pela internet diversas variações da dieta, mas a que apresentaremos mais adiante é a Dieta da USP original.
Esse roteiro de alimentação foi elaborado para ser seguido durante sete dias, podendo ser repetido por no máximo mais sete. A Dieta da USP original foca em uma alimentação diária hipocalórica (baixa ingestão de calorias). Além disso, ela praticamente elimina os carboidratos da alimentação, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.
Fala-se que é possível perder até 14 quilos em duas semanas, embora é claro esse número possa variar.
Dieta da USP: polêmica e altamente restritiva
Você conseguiria passar mais da metade de um dia com praticamente dois ovos cozidos no estômago? Pois é assim que começa a Dieta da USP. Ela realmente se caracteriza pela pouca quantidade de alimentos a serem consumidos. A ideia é baixar ao máximo o consumo de carboidratos, consumindo em seu lugar fontes de proteínas.
O resultado realmente é rápido e a perda de peso acontece principalmente devido à grande eliminação de líquidos que ocorre com a falta de carboidratos, especialmente nos primeiros dias. Essa diminuição no consumo de carboidratos ainda leva à perda de massa magra e também à diminuição de energia. Por isso, não é recomendado a prática de atividades físicas durante a Dieta da USP.
Essa grande limitação no consumo de alimentos e substâncias gera discussões. Há quem defenda essa forma mais “agressiva” para se emagrecer e há quem critique, alertando para os altos riscos de uma alimentação restritiva para a saúde.
Cardápio completo da Dieta da USP Original
Primeiro dia
- Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
- Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
- Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade
Segundo dia
- Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker
- Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
- Jantar: Presunto à vontade
Terceiro dia
- Manhã: Café com bolachas cream-craker
- Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
- Jantar: Presunto e salada
Quarto dia
- Manhã: Café com bolachas cream-craker
- Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
- Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
Quinto dia
- Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
- Almoço: Frango grelhado à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sexto dia
- Manhã: Café com bolachas cream-crakers
- Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sétimo dia
- Manhã: Café com limão
- Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
- Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas
Observações importantes:
- Ao final da primeira semana, você pode reiniciar novamente a partir do cardápio do primeiro dia. Não é recomendado seguir a dieta por mais de duas semanas.
- Ervas permitidas para consumo: agrião, chicória e alface. Você pode beber água, café e chá o dia inteiro.
Nossa opinião sobre a Dieta da USP original
Somos à favor das dietas como uma forma de se “educar” na hora de comer. Acreditamos que evitar o consumo de determinadas substâncias e vitaminas pode causar sérios problemas à saúde.
Então, somos contra as dietas excessivamente restritivas como a Dieta da USP!
Passar longos períodos sem comer, consumir porções tão pequenas e ainda cortar tantas substâncias importantes da alimentação é uma forma extremamente agressiva de se emagrecer. É a clássica dieta para passar fome!
Ela funciona sim, afinal os carboidrato são cortados e o consumo de alimentos é mínimo. E é aí que mora o perigo! Emagrecer de maneira “forçada”, especialmente através da alta restrição de alimentos pode causar sérios problemas à saúde como a embolia, anemia e a facilidade para recuperar o peso perdido pouco tempo depois.
Deu vontade de tentar essa dieta, mas não sei se sobrevivo ao primeiro dia
Não faço uma dieta dessa de forma alguma. Muito agressiva e nada saudável para o organismo.
Tentei fzr passei mal no primeiro dia uma dor de cabeça insuportável sem condições.
essa dieta e horrível, deveria ter vergonha de colocar o nome dessa universidade, todos passam mal eu nem tive a coragem de me expor ao ridiculo com essa dieta
O profissional que elaborou essa dieta não estudou nutrição humana.
Eu fiz a dieta dois anos atrás e deu certo perdi 12 quilos em 15 dias. Porém dois anos se passou engordei 20quilos. É que voltei comer exageradamente, mais estou tentando novamente a dieta da Usp, estou no terceiro dia estou de boa. Não estou passando mau, mais estou passando muita forme.
Também já fiz foi difícil no começo mais deu resutado
Esse é um tipo de dieta que eu não acho que valha a pena. Sem contar que é muito provável que ao fim dela a pessoa recupere tudo o que perdeu. Prefiro uma cetogênica ou algo que possa me alimentar melhor
Eu fiz e gostei, pois aprendi a reeducação alimentar,emagreci 8 kilos com ela e hoje ja me alimento melhor e continuo perdendo peso