A depressão é uma doença que já atinge boa parte da população mundial. E por conta do nosso modo de viver e todas as preocupações e problemas do cotidiano, a tendência é que cada vez mais pessoas tenham a doença.
As causas da depressão geralmente são emocionais. Problemas financeiros, separações, estresse, etc… podem iniciar um quadro de depressão. Mas é preciso ficar atento pois muitas vezes o diagnóstico confunde. Não é raro confundir a depressão com tristeza ou até mesmo com personalidade mais fechada de uma pessoa.
Como saber se eu tenho depressão?
O que não se deve é generalizar, tratando qualquer momento de tristeza ou cansaço como depressão. Muitas pessoas recorrem aos anti-depressivos ao sentir qualquer alteração no humor. Uma pessoa depressiva dificilmente tem ânimo para alguma coisa e enxerga tudo através de uma ótica negativa.
Ela pode por exemplo ganhar na mega-sena e ainda assim não se sentir feliz. Essa pessoa sim precisa de tratamentos para voltar a ter alegria.
Sinais e sintomas de uma possível depressão
Alguns sinais podem indicar a ocorrência da depressão. Se reconhece algum desses sintomas em você, é importante procurar um médico para lhe indicar o melhor medicamento.
1- Alterações no humor
A maior evidência da depressão é o sentimento de tristeza, desânimo e baixa auto-estima. São sentimentos naturais do ser humano e nem sempre são sinônimos de depressão. Mas se forem somados a outros sintomas e durarem por vários dias, podem sim indicar a existência da doença.
2- Desinteresse por coisas que gosta
Perder o interesse por atividades que antes eram prazerosas é outro sintoma importante da depressão. O desinteresse pode acontecer em diferentes aspectos da vida do indivíduo, seja no meio familiar, profissional, sexual e até mesmo em atividades de lazer, que antes eram agradáveis.
3- Alterações no sono
Pessoas com depressão podem dormir durante mais ou menos tempo do que o de costume. E problemas como acordar no meio da noite e a dificuldade em pegar no sono podem ser comuns. Além disso, sentir sonolência em períodos do dia em que não costuma dormir também podem evidenciar a doença.
4- Alterações no apetite
Quem está com depressão pode sentir uma perda ou aumento do apetite. Se notar que tem consumido uma quantidade maior (ou menor) de comida do que a de costume, pode ser sim por conta da doença.
5- Mudanças no peso
Mudanças significativas de peso, seja para mais ou para menos, podem ser uma consequência da alteração do apetite provocada pela doença.
6- Falta de concentração e memória fraca
A depressão também pode prejudicar a capacidade de concentração, raciocínio e tomada de decisões. Com isso, a pessoa tem o rendimento comprometido no trabalho ou nos estudos. Além disso, pessoas com depressão podem ter maior dificuldade para guardar e lembrar de algumas coisas.
7- Cansaço constante
Diminuição de energia, cansaço frequente e fadiga são comuns em pessoas com depressão.
Lembre-se: se está deprimido, é importante procurar ajuda, seja dos familiares ou então de um médico. A depressão é um problema grave que pode minar sua saúde e comprometer sua vida pessoal e profissional.