Como o próprio nome sugere, o clareamento dental é um procedimento odontológico estético destinado a clarear os dentes.
Existem diferentes maneiras e tipos de clareamento dental para alcançar seu efeito e assim, obter um sorriso bonito. Esse tratamento também precisa ser feito com cuidado para uma longevidade saudável.
O clareamento dental sempre foi um procedimento muito procurado nos consultórios odontológicos por sua praticidade e eficiência, clareando sorrisos em até sete vezes mais, contribuindo muito para a autoestima.
Isso porque dentes manchados ou amarelados muitas vezes assolam quem deseja ter um sorriso branco e bonito, podendo afetar a saúde mental do paciente. Portanto, o clareamento dental é um tratamento muito eficaz por vários motivos.
Feito com produtos à base de peróxido de hidrogênio, o clareamento quebra as moléculas de pigmento para dentes mais claros.
Deve-se notar que a superfície do dente não é a única área afetada pela cirurgia, pois as gengivas também são, ou seja, ambas requerem cuidados e proteções especiais durante o procedimento.
Isso ocorre porque o gel é muito forte e pode causar queimaduras nas gengivas, por isso é necessário preservar e proteger esse tecido.
Ao discutir sobre clareamento dental preço, deve-se notar que ele pode variar muito, considerando a aparência dos dentes, as necessidades e especificidades do paciente, bem como o procedimento utilizado e a localização da clínica.
Por que fazer clareamento dental?
A princípio, isso pode parecer uma pergunta simples, mas a aparência dos dentes pode estar relacionada aos problemas físicos e mentais de uma pessoa.
Dentes cariados, manchados e amarelados podem levar à baixa autoestima e autoconfiança, o que pode prejudicar a saúde emocional e a confiança no trato com os outros.
Dessa forma, podem haver implicações para as relações de trabalho, faculdade, escola e até atividades sociais no geral. Por isso, cuidar da saúde e da beleza dos seus dentes vai além da mera vaidade.
Outros procedimentos, como implantes dentários, também são orientados a manter a função e a harmonia do sorriso facial.
Tipos de clareamento dental
Existem dois métodos de clareamento dental: laser e moldeiras. A melhor escolha fica a critério do paciente e do profissional, mas as diferenças entre eles podem afetar significativamente a decisão.
O clareamento dental a laser é um procedimento realizado por um dentista em um consultório odontológico. Dura cerca de 60 minutos e branqueia os dentes até 7 vezes.
Para isso, os profissionais aplicam um gel clareador nos dentes, protegem as gengivas e usam um laser para ativar o efeito de clareamento da arcada dentária. A vantagem desse modo é a rapidez do processo e a eficiência do resultado.
O clareamento dental por moldeiras pode ser feito no consultório ou em casa pelo próprio paciente.
Usando o molde impresso em impressora 3D, o indivíduo tem que colocar a bandeja na arcada dentária todos os dias. Esse processo pode durar até 24 dias e deve ser feito sob a supervisão de um dentista, mesmo em casa.
Como Prolongar os Resultados do Clareamento dos Dentes
O clareamento dental pode durar cerca de dois anos, mas vai depender de quão bem o paciente cuida de sua saúde bucal. Isso porque hábitos de higiene e alimentação são fundamentais para ter dentes mais brancos e saudáveis.
Desse modo, há restrições e cuidados na alimentação como comidas açucaradas e altamente pigmentadas.
Existem muitos alimentos coloridos que, além de causarem manchas, podem alterar a cor dos dentes se você os comer com muita frequência.
Ao considerar a acidez de alguns desses alimentos, como tomates, é mais provável que os pigmentos grudem nos poros do esmalte, onde o ácido é benéfico.
Com isso, para quem deseja ter dentes mais brancos por mais tempo e prolongar os resultados do clareamento dental, é necessário evitar:
- Refrigerantes;
- Café;
- Bala;
- Chocolate;
- Goma de mascar;
- Beterraba.
Isso se aplica não apenas ao clareamento dos dentes, mas também às pessoas com procedimentos de lentes de contato dentárias.
Quanto à higiene bucal, é ainda mais importante porque remove as bactérias que danificam o esmalte dos dentes.
Com a rotina de escovação correta, o uso do enxaguante bucal e o fio dental, poderá evitar danos ou doenças na cor dos dentes.
Desse jeito, é preciso realizar a escovação com uma escova de cerdas macias e usar apenas a quantidade necessária de creme dental. Escove os dentes 3 vezes ao dia ou no final de cada refeição.
Isso se torna ainda mais necessário para quem usa aparelho invisível, pois com ele, os restos de comida grudados nos dentes ficarão mais visíveis, levando a um sorriso desagradável.
Além da limpeza bucal diária, os pacientes devem consultar um dentista a cada seis meses para que um profissional monitore sua saúde bucal, remova o tártaro preso aos dentes e injete flúor para fortalecer o esmalte.
Como resultado, o sorriso e toda a boca podem ficar mais bonitos e saudáveis, enquanto o tratamento realizado é mantido adequadamente e assim, é possível ter uma visualização prolongada do clareamento dental antes e depois.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.