Não consegue emagrecer? A culpa pode ser do seu metabolismo lento!
Muitas pessoas têm dificuldade para emagrecer. Por mais sacrifícios, dietas e exercícios que façam, nem sempre conseguem eliminar todos os quilinhos indesejados. A culpa pode ser do metabolismo.
O metabolismo é a ação que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam dentro de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo funcionando. Todo esse conjunto de eventos resulta em uma perda energética, gasto calórico e pode ser influenciada por fatores como a idade, genética, peso, altura, atividades físicas, etc.
No processo de perda de peso, o metabolismo é importantíssimo, pois deixa em funcionamento pleno o organismo, aproveitando todos os nutrientes ingeridos. Na falta de algum nutriente ou água, a reprodução celular é mais lenta e há uma diminuição na taxa de metabolismo.
Alimentos que aceleram o metabolismo
Alimentos que possuem em sua composição aditivos químicos, sódio e corantes atrapalham as atividades metabólicas no organismo. Para acelerá-las é importante evitar esses alimentos e beber muita água (pelo menos 2 litros por dia). É necessário ainda aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e diminuir o consumo de industrializados.
Beber bastante água é fundamental, já que ela está presente na maioria das funções do organismo. O sono atrasado e a idade também interferem nessas funções. Dormir bem todas as noites ajuda a melhorar o metabolismo. E com o passar dos anos, ele tende a ficar mais lento. Mas com uma boa alimentação e prática regular de exercícios físicos os danos podem ser menores.
Verdades e mitos sobre o metabolismo
O metabolismo é determinado pela genética
Verdade. A maior parte da taxa de metabolismo de uma pessoa é determinada pela genética. Isso explica por exemplo, por que nem todos emagrecem com a mesma dieta.
Exercícios podem influenciá-lo
Verdade. Os exercícios aceleram o gasto energético, ajudando a perder peso. Quem pratica atividades físicas regulares possui menos gordura no corpo e apresenta um metabolismo mais rápido.
Comer menos vezes ao dia ajuda a emagrecer
Mentira. Quando ficamos um longo período sem comer, a resposta do organismo é a mais inteligente: poupar energia para não correr o risco de ficar sem “combustível” para as atividades vitais.
O sono afeta o metabolismo
Verdade. Pessoas que dormem pouco estão mais propensas a ganhar peso, pois a má qualidade do sono causa impacto sobre a secreção hormonal produzida pelo organismo durante a noite.
Com o tempo, o ritmo do metabolismo diminui
Verdade. Com o passar do tempo, as atividades celulares diminuem, assim como há uma redução da massa muscular. É por isso que quanto mais jovem, maior é a facilidade para emagrecer.
Mulheres normalmente têm a taxa metabólica menor que os homens
Verdade. Em geral, as mulheres possuem menos massa magra do que os homens e uma menor taxa metabólica.