Benefícios da Alimentação Saudável e Como Fazer

Não dá pra negar que uma alimentação saudável e equilibrada, rica em minerais e vitaminas, e ainda acompanhada da prática de atividades físicas regulares pode sim trazer diversos benefícios para a saúde.

Nunca se falou tanto sobre esse assunto quanto hoje. A OMS e diversos outras instituições, entidades, e influenciadores alertam sobre os riscos de se manter uma alimentação ruim. Mesmo assim, os níveis de obesidade e sedentarismo em quase todos os países são assustadores.

Muitas pessoas considera ser difícil mudar hábitos alimentares e cuidar do que come. Mas acredite: é muito mais fácil do que se pensa. E o resultado pode ser um enorme ganho de saúde, disposição, melhor aparência e prevenção de doenças.

Alimentação saudável?

Para muitos, seguir uma alimentação saudável é simplesmente fazer dietas, contar calorias e regular o que come. Nada disso!

Quando falamos em adotar uma boa alimentação, estamos falando em consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo precisa de verduras, legumes, frutas frescas e todos os nutrientes contidos neles.

O consumo regular desses alimentos saudáveis reflete na nossa saúde e bem estar, assim como na nossa aparência.

Da mesma forma, faz parte da adoção de uma dieta saudável a eliminação de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, pois o excesso desse tipo de alimento comprovadamente faz mal.

Estamos falando de refrigerantes, doces em excesso, alimentos processados e enlatados, fast foods, etc.

Prato Saudável

Entenda então que seguir uma boa alimentação trata-se de balancear o que se come, focando especialmente nos alimentos naturais e frescos.

Acrescente a isso o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. E claro, evitar o que não é bom para o seu organismo.

Alimentos saudáveis

Falamos sobre as verduras, legumes e frutas, e dentro deles, existe uma variedade de alimentos com propriedades benéficas para a nossa saúde, especificamente para algumas áreas.

Veja alguns exemplos de alimentos saudáveis:

Ovo

Ovo

O ovo é um alimento completo: possui ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro e faz muito bem a nossa saúde.

Além de saudável, esse super alimento é um poderoso aliada para quem quer mais energia e disposição, incluindo a melhora de desempenho no sexo.

Contudo, seu consumo deve ser moderado para não causar alterações no nosso colesterol.

Alho

Alho

O alho é considerado um super alimento, e não deve faltar no preparo da sua comida, seja no almoço ou no jantar! Rico em vitaminas A, B1, B6 e C, e possui uma gama de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro.

Semente de Chia

Semente de Chia

A semente de chia é rica em ácidos graxos e antioxidantes, além de ser fonte de ômega-3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas e fibras. Seu consumo é recomendado pois ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

Linhaça

Linhaça

Assim como a Chia, a Linhaça se tornou popular nos últimos anos graças ao seu alto teor de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. Essa sementinha pertence à família Linácea e é rica em ômega-3, que atua como controlador natural do colesterol ruim, prevenindo doenças cardíacas.

Couve

Couve

As folhas verdes em geral são extremamente benéficas para nossa saúde como o espinafre, agrião, chicória, alface, acelga, salsa, rúcula, etc. Todas possuem baixo teor calórico e são ricas em nutrientes, minerais e fibras.

Falando especificamente da couve, ela é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A, C, K, B e B6, possui função antioxidante e é rica em fibras.

Peixe

Peixes na alimentação saudável

O consumo regular de peixe é muito recomendado! Rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio, vitaminas A, E e B, além de ser fonte de ômega-3, que auxilia no combate à doenças cardíacas, diabetes e melhora as funções cerebrais.

Com tudo isso, ele é um ótimo aliado para melhorar o foco no trabalho ou nos estudos.

Maçã

Maçã

A maçã possui diversas variações e é uma das frutas mais nutritivas que existe. Ela é rica em antioxidantes, auxilia na redução do colesterol e na prevenção do câncer, fortalece o sistema imunológico e faz bem para a saúde dos nossos dentes.

Além disso, é rica em vitaminas B, E e C e minerais como fósforo e ferro.

Feijão

Feijão

Apesar da popularidade do feijão na culinária brasileira, muitas pessoas não incluem esse grão no prato. O feijão é rico em fibras, ferro, magnésio, zinco e proteínas, auxiliando no controle de doenças cardíacas e no funcionamento do organismo.

Gengibre

Gengibre na alimentação

O gengibre é uma raiz asiática com diversas propriedades terapêuticas e medicinais. Trata-se de um poderoso aliado para combater sintomas digestivos como azia, enjoo, gases e indigestão. Além disso, é rico em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

Esses são só alguns exemplos de alimentos saudáveis. Poderíamos falar do brócolis, beterraba, berinjela, amêndoas, e muitos outros. Mas veja que quando falamos em alimentos bons para a saúde, estamos falando de alimentos naturais.

Alimentos ruins para a saúde

Agora preciso te falar sobre os alimentos que fazem mal e os seus riscos. Você provavelmente consome um deles!

Refeições prontas e congeladas

Lasanha Congelada

É muito prático comprar uma lasanha ou pizza congelada para fazer em casa. E não dá pra negar: é uma delícia!

Prático de fazer e delicioso, não é? Mas é bom tomar cuidado!

Esse tipo de alimento semipronto congelado é rico em gordura saturada, que faz subir os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E por serem ricos em sódio, podem causar aumento da pressão arterial. Tudo isso além de intoxicar seu organismo e te fazer engordar.

Embutidos

Embutidos

Mortadela, salsicha, linguiça, presunto, salame… ficou com água na boca só de ler, não é?

Mas saiba que eles são alimentos perigosos para o nosso organismo! Esse tipo de alimento à base de carne foi criado para facilitar os preparos e aumentar o prazo de validade. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural.

O consumo em excesso de embutidos aumenta os níveis de colesterol e a probabilidade de sofrer um derrame ou infarto. E ainda tem mais: são utilizados conservantes com base em nitrito e nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas!

Açúcar

Açúcar

Ele pode até tornar os alimentos mais doces, mas o custo é alto! Quando consumido em excesso, o açúcar é armazenado em forma de triglicérides, o que facilita a ocorrência de derrame.

O açúcar, por ser extremamente calórico, pode levar à obesidade e com isso abrir caminho para problemas como hipertensão de diabetes.

Refrigerantes

Refrigerantes

O consumo de refrigerantes faz muito mal à saúde, não só porque contém muito açúcar, mas porque também contém componentes que enfraquecem todos os órgãos do corpo.

Ele não tem qualquer valor nutricional e ainda contém elevadas quantidades de sal, que favorecem a retenção de líquidos, levam ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas.

A maior parte dos refrigerantes é feito a partir de ácido fosfórico, xarope de milho e potássio, que são substâncias que podem levar a vários problemas de saúde como diabetes e câncer.

Frituras

Batata Frita

Comer alimentos fritos faz sim muito mal, mesmo se você usar óleo vegetal de boa qualidade para fritar seu bife ou suas batatas.

O problema é que o processo de fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, onde ele deixa de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso apenas dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, e dando lugar à gordura saturada.

Esse processo todo pode ainda promover a formação da gordura trans, que está diretamente relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares. E ainda tem mais: o calor extremo do óleo estraga a estrutura química da molécula de gordura, produzindo uma substância potencialmente cancerígena chamada acroleína!

Poderíamos estender a lista de alimentos ruins com vários outros, como os salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, margarinas, macarrão instantâneo, caldos e temperos industrializados e demais alimentos ricos em corantes e substâncias conservantes.

É como muitos nutricionistas dizem: se para consumir, você precisa abrir o pacote? Então ele não faz bem! Depois não adianta ficar correndo atrás de algum tipo de remédio natural para emagrecer ou melhorar a saúde. O que você precisa é mudar seus hábitos alimentares!

Benefícios de seguir uma alimentação saudável

Bom, já ficou bastante claro os benefícios de se consumir alimentos saudáveis assim como os enormes riscos no consumo de alimentos ruins para a nossa saúde.

Mas para reforçar, vamos listar a seguir 9 benefícios de se manter uma boa alimentação:

Assim, alguns dos principais benefícios da alimentação saudável são:

  1. Mais energia para realizar as atividades do dia a dia e mais disposição para praticar atividade física;
  2. Previne doenças infecciosas, já que uma a alimentação saudável e equilibrada é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções de forma mais eficiente;
  3. Reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas. A alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras podem ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo doenças;
  4. Promove o crescimento e a renovação dos tecidos, especialmente dos ossos, da pele e dos músculos, e, por isso, tem papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e emagrecimento;
  5. Melhora o rendimento e a concentração, favorecendo o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso;
  6. Dá mais disposição, ajudando a melhorar o funcionamento do metabolismo, além de estar diretamente relacionada com a energia fornecida ao organismo pelos alimentos;
  7. Regula a produção de hormônios, atuando na prevenção de doenças relacionadas com a tireoide e fertilidade, por exemplo;
  8. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, isso porque uma alimentação rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para o melhor aparência da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento;
  9. Melhora a qualidade do sono, já que alguns alimentos aumentam a produção de melatonina, o que influencia diretamente na qualidade do sono.

Essas são só algumas das vantagens. De qualquer forma, fica claro que o consumo regular de alimentos considerados saudáveis é muito importante para nosso organismo.

Consumir alimentos saudáveis

E como seguir uma alimentação saudável e equilibrada?

Para garantir os benefícios dos alimentos naturais, não basta apenas o consumo desenfreado. É por isso que focamos sempre em uma alimentação saudável e balanceada!

Isso quer dizer que você deve comer de tudo um pouco. Não é porque o brócolis faz bem para a saúde que você deve consumir apenas ele. A dica é variar, incluindo em suas refeições variedades de legumes e verduras, assim como cortar do seu prato temperos industrializados, sal e açúcar!

Veja algumas atitudes simples para adotar bons hábitos alimentares:

  • Beba pelo menos 2 litro de água por dia;
  • Aposte em receitas deliciosas e saudáveis;
  • Varie na alimentação, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;
  • Consuma legumes e verduras no almoço e no jantar;
  • Coma pelo menos 2 frutas por dia, sempre variando;
  • Diminua o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa;
  • Evite o uso de temperos em cubo industrializados;
  • Inclua proteínas como queijos e ovos nos café da manhã e no lanche da tarde;
  • Prefira comprar alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;
  • Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame.

Essas são só algumas dicas para quem busca adotar bons hábitos na alimentação. Além disso, vale a pena incluir na sua rotina alguma atividade física regular.

Quer ter uma vida longa e o mais saudável possível? Quer ter disposição e energia para a rotina diária? Quer ter uma pele sempre com boa aparência? A resposta para todas essas perguntas está nessa dobradinha: alimentação saudável mais a prática de atividades físicas.

Cuide do seu corpo! Afinal, você mora nele e quer viver sempre bem, não é?

Média: 5 / 5. Votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Sempre Saudável - Todos os direitos recervados.