Será que comer semente de chia é bom para a saúde? Quais os benefícios para o nosso organismo?
Quando se fala em alimentos naturais com benefícios saudáveis, a chia é uma das mais lembradas. Ela já caiu no gosto não só do pessoal das dietas mas também de quem é adepta da alimentação saudável.
É bom comer chia?
Essa sementinha tão simples e sem sabor faz muito bem para o nosso organismo! Sim, faz muito bem comer chia regularmente, por vários motivos!
Ela se tornou popular devido à sua alta quantidade de fibras, proteínas e ômega 3. Por tudo isso, já dá pra imaginar o quanto ela faz bem para o nosso organismo, não é?
Auxílio na perda de peso, melhora no funcionamento do intestino, pele mais bonita… são só alguns dos vários benefícios de comer semente de chia para a nossa saúde.
Além de tudo, ela é super prática de se consumir e garantir os seus vários benefícios saudáveis.
Benefícios da Semente de Chia para nossa saúde
A praticidade de consumo e o enorme potencial nutritivo dessas sementinhas fazem dele realmente um “super alimento” natural que garante várias melhorias na nossa saúde e boa aparência.
Veja a seguir os principais benefícios da semente de chia para a saúde:
- Ajuda a emagrecer
- Melhora a digestão e o funcionamento do intestino
- Combate a Diabetes
- Fortalece os dentes e ossos
- Diminui o colesterol ruim
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Melhora a aparência da pele e cabelos
- Evita o envelhecimento precoce das células
- Melhora a memória e concentração
Vale destacar também que a semente também é uma grande fonte de proteínas. É indicada para diabéticos, hipertensos, vegetarianos e todos os praticantes de atividades física. Devido a alta concentração de cálcio e magnésio, a chia ainda ajuda a combater a osteoporose em idosos e contribui na formação da massa óssea.
Por que Chia faz bem para o organismo?
A chia possui calina, leucina, lisina, metionina e outros aminoácidos essenciais para a formação de uma proteína de boa qualidade. Mas o que mais se destaca nela é a concentração de glutamina, aminoácido que ajuda a aumentar a resposta muscular após o exercício.
Outro ponto positivo da inclusão da chia na sua dieta: ela é rica em ácido alfa linolênico, uma gordura com ação anti-inflamatória que deixa as células menos propensas a estocar gorduras não saudáveis.
Ela ainda é rica em fibras, o que causa um efeito maior de saciedade, diminuindo a fome fora de hora. Essas fibras são solúveis e revestem a semente da chia. Em contato com água ou líquido de outros alimentos, essa camada de fibras se torna uma espécie de gel, aumentando o tamanho da semente consideravelmente, ocupando boa parte do estômago.
O esvaziamento gástrico também fica mais lento, fazendo com que a fome demore a aparecer.
Mas é muito importante que ao consumi-la você beba muita água durante o dia. Como ela possui muita fibra, a falta de líquido pode provocar alguns efeitos como por exemplo prisão de ventre.
Chia emagrece?
Sim, a chia ajuda a emagrecer! Para muitos nutricionistas ela é o alimento natural com maior potencial de auxílio na perda de peso.
O principal motivo é a alta quantidade de fibras, que proporcionam saciedade, desintoxicam o organismo e ajudam a manter o bom funcionamento do intestino.
Incluir as sementes de chia na sua dieta é sim uma ótima maneira de turbinar o processo de emagrecimento.
Como comer Chia?
Você vai sempre encontrar as sementes secas, vendidas em pequenas porções que duram bastante!
Uma boa forma de se consumir é em vitaminas, iogurtes e saladas. A quantidade diária recomendada é duas colheres de sopa. E para quem quer emagrecer, a dica é ingerir o grão uns 30 minutos antes das principais refeições diárias.
E então, com todos esse benefícios que a chia tem para a saúde, que tal incluí-la em sua alimentação? Ela não vai afetar em nada o sabor dos seus alimentos e vai garantir o melhor funcionamento de várias funções do organismo.