Com a nossa rotina corrida e tantos problemas possíveis, não é incomum nos encontrarmos em momentos de estresse ou ansiedade.
Preocupações com o trabalho, com as finanças ou com os filhos são alguns dos exemplos de situações que tiram o sono de qualquer pessoa. Tudo isso pode gerar insônia, ansiedade, crises de estresse e até mesmo depressão.
É importante notar quando estamos nesses momentos e aceitar que é preciso combater, buscando sempre voltar ao seu estado de calma. Eu sei, não é fácil mas é preciso tentar!
Pensando nisso, algumas dicas podem te ajudar a lidar com os problemas do cotidiano com mais paciência e tranquilidade. E pra quem precisa se acalmar logo, vou já começando com algumas dicas de chás calmantes:
Receitas de Chás Calmantes Naturais
Chás naturais com ingredientes como a camomila, erva doce, hortelã e tantos outros possuem propriedades calmantes e são ideais para quem precisa relaxar.
No vídeo abaixo você vai ver 5 dicas ótimas de chás naturais para acalmar o estresse e a ansiedade:
Esse vídeo também é ótimo e traz uma receitinha certeira e poderosa que vai te acalmar e te fazer passar o dia melhor:
Dicas naturais para acalmar e não ter ansiedade
Quer se trate de dinheiro, família, saúde ou trabalho, se as pessoas ansiosas começam a ter estresse, o ataque de pânico não está muito longe. No entanto, se você está procurando uma solução natural para acalmar seus ataques de estresse, aqui estão algumas dicas para calmar o estresse sem tomar medicamentos:
Tília e camomila
Duas plantas medicinais com efeitos calmantes comprovados: a tília e a camomila, das quais são extraídos os chás para serem tomados antes de dormir.
Elas relaxam o corpo e a mente e geram um efeito antisséptico, analgésico e desinfetante no corpo, facilitando a expulsão de toxinas e gases intestinais.
Para fazer um chá calmante você precisa de infundir uma colher de camomila seca e outra de tília numa chávena de água quente pouco antes de ir para a cama.
Exercício físico
Não há nada como um bom treino quando se está estressado. A atividade física tem um efeito antidepressivo e também combate os níveis de estresse e ansiedade.
Ao se exercitar regularmente você também aumentará a sua auto-estima e bem-estar.
Alfazema (lavanda)
Vários estudos, citados pelo site americano “Health”, têm demonstrado o efeito relaxante da lavanda (alfazema). Este poderoso “anti-inflamatório emocional” é usado em salas de espera ou oferecido aos alunos antes de um exame para reduzir o nível de ansiedade.
Mas cuidado para não abusar, o extrato de lavanda é muito poderoso e uma dose excessiva pode causar dores de cabeça.
Chá verde
Diz-se que os monges budistas japoneses poderiam meditar durante horas sem parar e permanecer atentos e relaxados.
Uma explicação possível seria o aminoácido, chamado “teanina”, presente no chá verde que estes monges bebiam ao longo do dia.
Na verdade, a teanina é conhecida por regular o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Vários estudos sobre temas humanos indicam que a teanina também ajuda a aliviar a ansiedade.
Erva-cidreira
O nome erva-cidreira (Melissa officinalis) vem da palavra grega “abelha”. Esta planta medicinal é utilizada desde a Idade Média para reduzir o stress, aliviar a ansiedade e combater os distúrbios do sono.
De acordo com este estudo, as pessoas que seguem um tratamento de 600 mg de extracto de erva-cidreira são mais calmas e mais atentas.
O café da manhã
Muitas pessoas que sofrem de ansiedade não tomam o tempo necessário para tomar o café da manhã.
A fome é frequentemente um fator de stress muito importante, pelo que é aconselhável comer ovos de manhã, pois estes são ricos em proteínas saciantes e são a melhor fonte natural de colina.
O consumo muito baixo de colina está associado a níveis mais altos de ansiedade.
Coma alimentos ricos em ômega-3
Você provavelmente já sabe que os ácidos gordos ômega 3 são benéficos para a nossa saúde cardiovascular, o nosso cérebro e todas as células do nosso corpo, mas eles também têm a capacidade de combater o stress.
Estudos realizados por investigadores sobre estudantes que adicionaram 2,5 mg de ácidos gordos ômega 3 à alimentação diária. Demonstraram que os alunos que ingeriram ômega-3 sentiram menos ansiedade antes de fazer um teste do que os alunos que não ingeriram ômega-3.
Os cientistas acreditam que é importante que a nossa ingestão de Omega-3 venha da nossa alimentação. As melhores fontes naturais de ácidos gordos são os peixes gordos de água fria como o salmão, a cavala, a sardinha, o arenque e o atum. Se você não gosta de peixe, você pode optar por alimentos como ovos, óleo de canola ou carne.
Bom, essas foram algumas dicas de alimentação saudável e bons hábitos para quem quer combater o estresse, depressão e ansiedade através de calmantes naturais. Espero que você tenha gostado!