Bolos, biscoitos, massas, pães… alimentos tão irresistíveis mas que após consumidos, os carboidratos brancos contidos neles se transformam em gordura que se aloja principalmente na barriga. E como é difícil eliminar essa gordurinha!
Os indesejados pneuzinhos aparecem na barriga pois a região abdominal tem maior facilidade para armazenar gorduras do que qualquer outra parte do corpo.
Mas afinal, por que dá barriga? E cortar carboidratos faz mau?
Então devo evitar carboidratos?
Não! Carboidratos e gorduras são a principal fonte de energia do organismo e são “estocados” para que haja energia disponível nos períodos em que ficamos sem comer como por exemplo, durante o sono.
O problema é quando o organismo guarda gordura em excesso. O carboidrato branco (o mais encontrado), ao ser digerido, se transforma em glicose, que cai na corrente sanguínea. Quem fica responsável por transformar a glicose em energia é a insulina. E se há muita glicose, também se tem muita energia. Se ela não for gasta por meio de exercícios físicos, será armazenada como gordura. E infelizmente na barriga!
Apesar da tentação, é importante evitar uma dieta rica em carboidratos. Isso se não quiser colecionar gordurinhas na barriga.
Uma boa dica é apostar nos carboidratos integrais. As fibras contidas nesses alimentos ajudam a reduzir a quantidade de carboidratos absorvidos, e, além disso, deixam o processo de absorção mais lento. Com o transito intestinal mais lento, o carboidrato é absorvido lentamente e cai aos poucos na corrente sanguínea. Dessa forma é possível gastar a energia já absorvida antes que ela seja armazenada e vire gordura.
Adorei este post, realmente o melhor site e emagrecimento que existe…….
Parabéns!