Se não tratadas, as varizes podem ter consequências muito mais sérias do que os problemas estéticos causados pela má circulação do sangue.
Por isso, é fundamental saber como prevenir as varizes, conhecendo suas principais causas e quais hábitos começar a colocar em prática já a partir de hoje para a sua saúde vascular.
O que causa as varizes?
As veias são responsáveis por transportar o sangue de todo o corpo de volta ao coração.
Para isso, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade, com as contrações musculares funcionando como bombas que ajudam nessa missão.
Numa situação normal, pequenas válvulas nas veias se abrem quando o sangue flui em direção ao coração e,.em seguida, se fecham para impedir que o sangue flua para trás.
Mas se essas válvulas estiverem fracas ou danificadas, o sangue pode fluir para trás e se acumular nas veias, fazendo com que elas se estiquem ou torçam, causando as varizes.
Fatores de risco para o surgimento de varizes
Se você tem histórico familiar de varizes em sua família, possivelmente irá herdar este tipo de problema. Veja os fatores de risco mais comuns:
- Idade avançada
- Sobrepeso
- Sedentarismo
- Ser mulher
- Sofrer lesão na perna
- Gravidez
- Tabagismo
- Problemas anteriores com coágulos sanguíneos
- Tomar pílulas anticoncepcionais orais ou reposição hormonal
Como prevenir as varizes
A boa notícia é que existem várias formas de você prevenir as varizes e reduzir significativamente as chances de agravamento do problema.
1. Faça exercícios regularmente
Os músculos são os grandes responsáveis por ajudar as veias a empurrar o sangue para o coração. Por isso, é fundamental exercitar as suas pernas para prevenir o surgimento de novas varizes.
2. Não fique muito tempo sem se mover
Se você trabalha de frente para o computador, faça uma pausa pelo menos a cada meia hora para se levantar e caminhar um pouco.
Isso força os músculos das pernas a mover o sangue em direção ao coração mais do que quando você está em uma posição sedentária.
Já se você fica em pé por longos períodos de tempo, faça pausas para se sentar um pouco, de preferência com as pernas elevadas.
3. Tenha uma dieta rica em fibras
Os alimentos ricos em fibras, como aveia, maçã, linhaça, cenoura, frutas vermelhas e cevada, são bons para combater as varizes e manter as veias saudáveis.
Você também deve evitar alimentos processados e frituras, pois elas podem entupir as artérias.
4. Reduza o seu peso
Caso você esteja acima do peso ideal, é fundamental buscar o emagrecimento, pois isso ajudará a diminuir a pressão sobre as pernas. Além disso, perder peso ajudará a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2, dentre outras.
5. Use roupas confortáveis
Usar roupas muito apertadas pode colocar ainda mais pressão nas veias, piorando e aumentando as varizes.
6. Use meias de compressão
As meias de compressão ajudam a fazer pressão nas pernas para levar o sangue de volta para o coração. Por isso, se puder, essa é outra boa medida para evitar novas varizes.
7. Coloque os pés para cima
Sempre que possível, apoie os pés em uma cadeira ou e deite com a perna elevada, para facilitar o transporte do sangue de volta ao coração.
8. Se for gestante, durma para o lado esquerdo
Se você está grávida, o simples fato de dormir do lado esquerdo pode ajudar a prevenir as varizes e aliviar os sintomas das existentes.
Isso porque essa posição ajuda a reduzir a pressão que o útero exerce sobre a grande veia da região pélvica, localizada no lado médio direito do corpo.
Quais são os sintomas das varizes?
- Mudanças de cor na pele
- Feridas nas pernas
- Irritação na pele
- Sensações nas pernas, como sensação de peso, queimação e/ou dor
As varizes graves podem eventualmente produzir um leve inchaço a longo prazo que pode resultar em problemas mais sérios na pele e nos tecidos.
Estes incluem úlceras e feridas que não cicatrizam. Os sintomas das varizes podem se assemelhar também a outros problemas médicos.
O que acontece se não tratar as varizes?
Se não cuidadas corretamente, as varizes podem evoluir para problemas muito mais graves, como:
Úlceras arteriais
São úlceras dolorosas que podem se formar na pele perto de varizes, principalmente perto dos tornozelos. Uma mancha descolorida na pele geralmente começa antes da formação de uma úlcera. Consulte seu médico imediatamente se achar que desenvolveu uma úlcera na perna.
Coágulos de sangue
As veias profundas das pernas podem aumentar de tamanho e causar dor e inchaço nas pernas. Procure atendimento médico para dor ou inchaço persistente nas pernas, pois pode ser um sinal de coágulo sanguíneo.
Sangramento
Em alguns casos, as veias próximas à pele estouram. Embora isso geralmente cause apenas sangramento menor, também requer atenção médica.
Qual é o tratamento para varizes?
O tratamento específico para varizes será determinado pelo seu médico com base em:
- Seu histórico médico, saúde e histórico familiar
- Sintomas
- Sua tolerância a medicamentos, procedimentos ou terapias específicos
O tratamento médico pode não ser necessário se não houver sintomas. No entanto, as varizes podem às vezes piorar sem tratamento.
Além dos cuidados relacionados neste artigo, o tratamento médico pode incluir:
- Escleroterapia: este é o tratamento mais comum para varizes e varizes. Neste tipo de tratamento, uma solução salina)ou química é injetada nas veias varicosas. Assim, elas deixam de carregar o sangue e outras veias assumem esse papel.
- Ablação térmica – este tratamento inclui o uso de lasers ou energia de radiofrequência para tratar varizes. Uma pequena fibra é inserida em uma veia varicosa através de um cateter. Assim, a energia do laser ou radiofrequência é usada para fornecer calor que destrói a parede da veia varicosa.
- Decapagem da veia. Esta é uma cirurgia para remover varizes.
- Microflebectomia. Ferramentas especiais inseridas através de pequenos cortes (incisões) são usadas para remover varizes.
Quando procurar um médico?
Caso você desenvolva qualquer um dos sintomas acima ou tenha histórico familiar de problemas de varizes, procure a orientação de um médico especializado na área vascular.
Se você estiver grávida, também busque ajuda do seu médico de confiança para tomar medidas para a prevenção das varizes.
Já no caso de ter surgido uma ferida na sua perna com varizes, você pode procurar também uma clínica especializada em tratamento de feridas.