Manter os dentes alinhados e brancos não é uma tarefa fácil, principalmente porque a arcada dentária traz diversos aspectos genéticos e demanda/é resultado de cuidados diários que tomamos.
Ao longo do desenvolvimento da odontologia, que é uma ciência, a busca por dentes mais retos e brancos foi uma motivação, principalmente porque dentes alinhados melhoram a mastigação e – consequentemente – a qualidade de vida.
Dentes brancos também favorecem a autoestima e a confiança ao sorrir. Assim, surgem os procedimentos e tratamentos como o aparelho ortodôntico e os clareamentos dentais, ampliando a saúde e o bem-estar.
No presente artigo abordaremos os tratamentos que ajudam no alinhamento e branqueamento dos dentes e que podem ser encontrados na maioria das clínicas odontológicas.
Tratamentos para alinhamento dos dentes
Ter dentes desalinhados ou alguns que ficam um em cima do outro, conhecidos como “encavalados”, pode gerar um desconforto para sorrir e também com a própria imagem.
Por isso, os tratamentos para alinhar os dentes cresceram bastante e se tornaram um dos principais procedimentos realizados nos consultórios de dentistas nos últimos tempos.
Esses tratamentos permitem que o sorriso seja funcional e que a qualidade de vida seja aumentada, pois o indivíduo começa a gostar de si mesmo, tornando-se mais confiante em suas atitudes.
Abaixo abordaremos alguns procedimentos de alinhamento dental, como o aparelho transparente, o metálico e as facetas dentárias.
Aparelho ortodôntico metálico
Esse aparelho é um dos mais tradicionais e seus resultados são muito potentes.
Basicamente, sua composição é feita com anéis, fios e bráquetes feitos de aço inoxidável e são ajustados para que a movimentação dentária seja feita.
Durante o tratamento, o dentista é o responsável por fazer a regulação, tanto para aumentar a tensão como para a força da movimentação. Isso porque é a pressão exercida pela estrutura que garante que a correção ocorra.
Esse tipo de aparelho é usado para diversas situações como:
- Dentes encavalados;
- Espaços entre os dentes (diastema)
- Problemas de mordida;
- Dificuldades no falar.
O tratamento dura em média dois anos e precisa de um acompanhamento mensal.
Aparelho transparente
O aparelho transparente é uma evolução do aparelho ortodôntico metálico, principalmente porque ao invés de ser fixo e móvel, consiste em placas feitas sob medida com tecnologia 3D e atende as necessidades dos pacientes.
A grande vantagem desse tipo de aparelho é que ele não interfere na imagem como o aparelho metálico, principalmente por sua cor/estruturas serem transparentes.
A higienização também é feita de forma mais eficiente, já que é possível retirar o aparelho, higienizar a boca e colocá-lo de novo.
Para alguns tratamentos, os resultados do aparelho invisível são mais rápidos, diminuindo o prazo do tratamento em até seis meses.
Facetas dentárias
Para alguns casos de desalinhamento dos dentes, é possível usar as facetas dentárias, que consistem em lâminas ultra finas colocadas sobre a parte externa dos dentes.
Essas facetas permitem uma melhoria em dentes com manchas, trincas e desalinhados, podendo ser colocado em mais de um dente.
Esse método, porém, não é indicado para quem precisa fazer grandes restaurações, como disfunções na mandíbula.
As facetas são tratamentos rápidos e, quando bem tratados após a colocação, podem durar por muito tempo – chegando a 10 anos.
As facetas são conhecidas também como lente de contato dental, no entanto, apesar de serem tratamentos bem parecidos, apresentam algumas diferenças, como o desgaste realizado na dentição.
Tais tratamentos abordados permitem dentes mais alinhados e ajustados. No tópico abaixo mostraremos alguns procedimentos com relação ao clareamento dos dentes.
Tratamentos branqueadores dentais
Neste tópico abordaremos alguns tratamentos que visam branquear os dentes, em outras palavras, clarear o sorriso. Inclusive, eles podem ser aplicados de forma atrelada aos procedimentos de alinhamento dental, conferindo um sorriso mais bonito e saudável.
Clareamento dental em consultório
Um dos procedimentos mais procurados é o clareamento dental em consultório. Nele, o dentista aplica gel clareador em altas concentrações e por meio de uma luz de led é possível ativar e intensificar as propriedades da substância.
Por se tratar de uma substância bastante poderosa, é comum que após os tratamentos ocorra uma pequena sensibilidade dentária, mas que é controlável e que após algum tempo a resistência é recuperada.
Por ser feito em consultório com maior concentração, o tratamento de clareamento dental em consultório tende a apresentar resultados mais rápidos.
Clareamento dental caseiro
Esse procedimento é outra opção para recuperar a tonalidade dental e consiste no uso de um gel clareador em menor concentração recomendado por um dentista junto a uma moldeira sob medida.
O paciente usa a moldeira com o gel durante determinados períodos do dia, sempre conforme a recomendação do dentista.
O tempo de aplicação e tratamento pode variar, geralmente indo de meia hora a uma hora. Além disso, deve-se fazer o acompanhamento semanal correto com o dentista, para avaliar a evolução do tratamento.
Por ser feito em casa, seus resultados podem demorar um pouco mais para aparecer.
Esses são alguns dos procedimentos odontológicos buscados para alinhamento e clareamento dos dentes.
Além desses, algumas pessoas, por terem perdido os dentes, podem recorrer ao implante dentário, para ficar com os dentes bonitos e limpos e ainda sorrir de forma segura e sadia. Restabelecendo a saúde, beleza e funcionalidade do sorriso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.