Desmame gentil: conheça um pouco mais sobre esse método

O momento de fazer seu bebê dormir pode ser uma grande dor de cabeça para diversas mães, devido à demora, exaustão com a atividade e, a necessidade de o filho dormir apenas após se amamentar. Esse processo deve ser bem elaborado e realizado da melhor maneira, para que haja benefícios para a família e para o bebê, podendo ser utilizado um método chamado desmame gentil.

O desmame gentil está associado a diminuição das mamadas do bebê, de maneira gradual, sem que haja malefícios para o filho. O processo de mamar do bebê pode estar associado a diversos aspectos e, entre eles, uma noite de sono. Há casos em que, bebês só conseguem dormir após se amamentarem, prejudicando muitas vezes a qualidade do sono do bebê e a qualidade de vida de toda a família.

Como o bebê pode dormir melhor?

Para que o bebê tenha uma boa noite de sono, é necessário se atentar a diversos detalhes que podem fazer total diferença. A qualidade e o equilíbrio da rotina que ele tem durante o dia pode ser fundamental para entender melhor o assunto, como por exemplo, bebês que ficam agitados e acumulam cansaço, tendem a acordar a noite, devido ao cortisol elevado.

Outros aspectos que influenciam são a alimentação do bebê, os ambientes pré-sono de maneira geral, as quantidades e qualidades das sonecas durante o dia, entre outras coisas.

Vale destacar que, um bebê consegue ter uma noite de sono tranquila se ele se sente seguro e se suas atividades durante o dia forem adequadas, ficando cada vez mais fácil conduzir de maneira gradual o desmame gentil.

Como acompanhar se o desmame gentil está adequado?

Em relação a velocidade que deve ser feito o desmame gentil, toda mãe deve notar o comportamento do seu filho e também o seu próprio corpo. Destacamos que, de acordo com a idade do bebê o processo pode ser mais acelerado, sendo facilitado para a mãe.

Evite sempre fazer comparações com outras mães, o processo de desmame gentil é único, entre a mãe e o bebê, podendo ter grandes diferenças entre famílias, o que não deixa de ser normal.

Além disso, você deve evitar de colocar metas para o desmame, de modo que, não fique pressionada e nem pressione o seu filho, tente fazer tudo da forma mais natural possível, pois os ganhos tendem a serem melhores.

Se o processo está acontecendo de maneira gradual e o bebê está respondendo de maneira satisfatória, o processo deve ser levado adiante, causando melhorias em diversos aspectos. Portanto, fique sempre atenta ao iniciar um desmame gentil para que tudo ocorra bem e, em casos de comportamentos negativos ou estranhos do seu bebê, como insônia, choro excessivo, reavalie todo o processo e retome de maneira melhor.

Sensação do desmame para as mães

Após passar por todo o processo de desmame gentil e tudo ocorrer de maneira satisfatória, o sentimento de dever cumprido por vir associado a outros sentimentos não tão bons para a mãe. No período em que a mãe amamenta seu bebê ela está bem próxima dele, se tornando peça chave para sua sobrevivência.

Após o desmame, é comum na grande maioria das mães uma sensação de independência do bebê, dando sinais de que ele não precisa diretamente mais de você. Nesses casos é muito comum a saudade de amamentar a criança, ficar com ela no colo, entre outros aspectos.

Recomendamos encarar a situação de maneira bem adulta e agradecer por tudo ter ocorrido bem, passando por uma etapa tão importante na vida de seu bebê, que é a amamentação.

Saiba refletir sobre o momento e sobre as experiências adquiridas, podendo ser passadas a frente para amigas ou parentes.

Além disso, a solicitar ajuda para consultoras do sono infantil sempre irão ajudar nesse quesito. Maturidade e ajuda de profissionais qualificados sempre são fundamentais no processo de desmame gentil. Não deixe de comentar o que achou desse artigo e esperamos ter ajudado.

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Sempre Saudável - Todos os direitos recervados.