Tudo sobre a Dieta Cetogênica (e um cardápio completo)

Muito tem se falado hoje em dia sobre a Dieta Cetogênica. Dizem que ela emagrece muito e até que combate o câncer. Nesse artigo, vou falar tudo sobre ela, seus benefícios e ainda disponibilizar um cardápio da Dieta Cetogênica prontinho pra seguir

Dieta Cetogênica: menos carboidrato e mais gordura

Ela vai contra o que a maioria dos profissionais de saúde pregam, pois ela é baseada em uma alimentação bem alternativa.

Ao seguir o cardápio de uma dieta cetogênica, a principal fonte energética será proveniente de gorduras.

Já os carboidratos serão cortados do prato quase que totalmente. Proteínas também devem ser consumidas com moderação. Essa forma de se alimentar faz com que o organismo obtenha energia de maneira diferente.

Consumindo alimentos sem carboidrato, nosso organismo força o fígado a quebrar a gordura vinda alimentação em ácidos graxos e corpos cetônicos, ocorrendo assim a obtenção de energia.

E é daí que vem o nome da dieta, pois todo esse processo faz com que os níveis de corpos cetônicos aumentem.

Dieta Cetônica é diferente da Dieta da Proteína

Muitas pessoas fazem essa confusão, mas na verdade uma é bem diferente da outra.

A da proteína estimula o consumo de alimentos com alto teor de proteína em grandes quantidades.

Esse é o foco principal, diferente da cetogênica, que consiste em consumir alimentos ricos em gorduras em sua base para obtenção energética

Prós e contras de se seguir um Cardápio de Dieta Cetogênica

Essa forma alternativa de se alimentar, como sugere a cetogênica pode sim trazer grandes resultados. Mas ela tem seus pontos positivos e negativos:

Pontos positivos

Dieta Cetogênica emagrece

A dieta cetogênica emagrece, fazendo com que o corpo entre em estado de cetose. Quando isso ocorre, o sistema de oxidação de gorduras é ativado para obtenção de energia, e como há escassez de carboidrato, a gordura corporal e a gordura ingerida através dos alimentos é utilizada como substrato energético, estimulando assim a perda de peso.

Diminui os níveis de insulina

Seguindo esse tipo de alimentação, é necessário praticamente cortar os carboidratos.

E como se sabe, a insulina está ligada ao consumo de carboidratos. Se consumidos em grandes quantidades, eles vão entrar na corrente sanguínea e liberar insulina em excesso.

E claro que isso não é bom, pois pode resultar em problemas de saúde como infartos, diabetes e até AVC.

A baixa quantidade de carboidrato ingeridos na dieta cetônica ajuda a manter a insulina em níveis baixos e seguros.

Pontos Negativos da Dieta Cetogênica

Prisão de ventre

Como você vai consumir uma quantidade maior de gordura, pode ocorrer a prisão de ventre. Esse é o efeito colateral da cetogênica. É claro que isso não é regra, sendo algo que pode acontecer ou não.

Enjoar rapidamente da Dieta

Como ela possui pouca variação de alimentos em seu cardápio, muitas pessoas se queixam de enjoar rapidamente após alguns dias.

É importante manter o foco e não desanimar durante os dias em que seguir o cardápio para que tenha resultados rápidos.

Vale ressaltar que esta dieta não é indicada para pessoas com mais de 65 anos de idade ou que tenham problemas como insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de medicamentos com cortisona, como os corticoides.

Alimentos permitidos e proibidos

Ao contrário do que muitos pensam, na dieta cetogênica é importante manter o consumo de frutas, verduras e legumes. Só não é preciso aumentar o consumo, como é proposto na maioria das dietas.

A tabela abaixo lista os alimentos proibidos e alimentos permitidos na dieta cetogênica:

PermitidosProibidos
Carnes, peixes e ovosArroz, macarrão, milho
Embutidos como presunto, linguiça e baconFeijão, soja, ervilha, grão-de-bico
Azeite, óleos, manteiga, margarinaFarinha de trigo, aveia
Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcarPão, torradas
Amendoim, noz, avelã, castanhaBatata
FrutasBolos, doces, biscoitos, chocolate
Legumes e verdurasAçúcar e adoçantes
Sementes como linhaça, chia, girassolAchocolatado em pó, leite
Molhos como maionese e mostardaPizza, lasanha, iogurtes com adição de açúcar

Não é difícil identificar o que não pode e o que pode comer na dieta cetogênica. Basta lembrar que os alimentos ricos em carboidratos são proibidos, e os ricos em proteínas e gorduras são permitidos.

Ela combate o Câncer?

Você vai entender agora qual seria a relação entre o câncer e a dieta cetogênica.

Alguns estudos recentes mostraram que as células cancerígenas precisam de glicose para sobreviver. Por ser uma ótima fonte de energia, a glicose serve como um alimento para o crescimento e desenvolvimento de boa parte dos tipos de câncer.

Baseado nessas pesquisas, o cientista Dominic D’Agostino passou a defender a hipótese de que células cancerígenas poderiam ser mortas ao cortar o fornecimento de glicose a elas.

Segundo os cientistas, essas células não sobrevivem a ambientes de cetose. Ou seja: uma dieta cetogênica e todo o efeito que ela causa no organismo, pode ser bastante eficaz no combate de diversos tipos de câncer.

Pelas palavras do próprio Dr. Dominic, “Ao limitar os carboidratos, que se transformam em glicose no organismo, nós matamos de fome as células do câncer”. Ele é PhD em fisiologia e neurociência, e monitora uma grande quantidade de estudos voltados à dieta cetogênica como combate ao câncer.

Dieta Cetogênica: Cardápio para Emagrecer

Separamos a seguir um cardápio da dieta cetogênica para ser seguido por ciclos de 3 dias, com 2 dias “livres” para se alimentar normalmente. Dessa forma você dificilmente vai enjoar e vai garantir todos os benefícios dessa alimentação para emagrecer.

Primeiro dia

Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga + 1 fatia de queijo minas + 1 fatia de mamão;
Lanche da manhã: gelatina sem açúcar + 3 castanhas;
Almoço: 2 bifes de carne ao molho de queijo com alface e repolho roxo temperado com azeite + 1 laranja;
Lanche da tarde: 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de sopa de farinha de linhaça + 2 enroladinhos de queijo e presunto;
Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar.

Segundo dia

Café da manhã: 1 banana amassada com 1 colher de sopa de semente de girassol + 2 fatias de queijo assado com presunto;
Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 5 nozes;
Almoço: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar;
Lanche da tarde: morango com creme de leite;
Jantar: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco + 1 maçã.

Terceiro dia

Café da manhã: 1 ovo cozido + 2 fatias de queijo fresco com sementes de gergelim;
Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 3 colheres de abacate;
Almoço: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco + 1 maçã;
Lanche da tarde: queijo mascarpone + frutos vermelhos, como cereja, morango e framboesa;
Jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo com alface e repolho roxo temperado com azeite + 1 laranja.

Lembrando que após o terceiro dia, fique dois sem seguir o cardápio, voltando a comer carboidratos normalmente.

Passados os dois dias “livres”, volte à dieta como sugerida aqui. Seguindo essa ciclo por 1 mês, você vai perder peso e diminuir a barriga rapidamente.

Se quiser, siga o cardápio da dieta cetogênica em ciclos de 5 dias, repetindo os dias 1 e 2 após o 3.

Sobre a dieta

É muito importante saber não apenas como fazer dieta cetogênica corretamente, mas principalmente se ela é pra você.

Para muitos ela é polêmica, pois ela aposta em uma alimentação bastante alternativa.

Ao seguir a alimentação proposta por ela, é preciso cortar os alimentos ricos em carboidrato como arroz e pão, e elevar o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas.

Esse é o segredo dela, pois ela força o organismo a utilizar a própria gordura como fonte de energia, e não o carboidrato que vem da alimentação.

Uma dieta como a citogênica é indicada especialmente para controlar e prevenir problemas como convulsões e crises de epilepsia.

Mas por intensificar a perda de peso, ela se tornou muito popular e bastante procurada, inclusive para o tratamento de câncer (as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos).

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Primeiro faço uma critica, levando em consideração a situação de pobreza do povo brasileiro, pois é impossível para os mesmos, seguir estes tipos de dietas, pois, muitos tem dinheiro apenas para comer, pão, leite, tipo C, arroz, feijão, algumas verduras, e só. Outra, um médico muito experiente na cidade onde resido, São José dos Campos, disse ao meu filho, isso a dois anos atrás, que faziam 08 meses que deixou de comer todos os alimentos que continham, glútem. Suas dores articulares, desde o pescoço até os dedos dos pés, sumiram todos. Eu não como quase nada, derivados e glutém, e leite. Tenho alergia a lactose do leite, síndrome do intestino irritável, 03 diverticulose no intestino, psoríase, porpurasenil, excesso de gorduras em partes do corpo e seco em outras. Como vou conseguir fazer a dieta proposta acima. Acho muito perigoso ficarem publicando essas reportagens, pois se alguém com pouco conhecimento, fazer uso dela, poderá fazer-lhe mal. Além do mais, as pessoas acima de 50 anos, muitas delas, não tem sequer computador e ou celular a sua disposição, e a mídia televisiva, radiofônica e escrita, está uma bela porcaria no país, não ensina nada de bom a população, ao contrário, (desculpe-me a expressão), só assistimos merdas, porcarias. Elas não tem nunhum compromisso com a melhora da qualidade de vida dos cidadãos (ãs) de nosso país. Quanto menos conhecimento tiver, melhor, pois será sempre escravo do capitalismo, (exploração do homem pelo próprio homem). Não dá para escrever tudo que gostaríamos, entretanto todos os meios e comunicação, tem que ter compromisso com a melhora da qualidade de vida e cultura do povo brasileiro. Aí estão espostos algumas de minhas críticas á midia do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Sempre Saudável - Todos os direitos recervados.