Como uma dieta desequilibrada afeta sua saúde bucal?

Muitas pessoas não sabem, mas uma dieta desequilibrada, rica em açúcares, sódio e gordura, podem causar a deficiência de nutrientes que mantêm os dentes saudáveis, causando doenças bucais que afetam a estética e a saúde.

A nossa alimentação causa um impacto direto nos dentes, por isso as comidas saudáveis ricas em cálcio, fibra e vitaminas C e D, são poderosas aliadas para manter uma boca saudável capaz de combater microrganismos nocivos.

Entretanto, uma pessoa com a dieta desequilibrada, esses microrganismos e outras bactérias crescem e podem causar problemas bucais, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Mau hálito;
  • Periodontite.

Diante disso, para ficar longe dessas complicações e conquistar um sorriso bonito e saudável com a ajuda de um aparelho invisível, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação e aderir uma dieta rica em nutrientes. 

Alimentos que beneficiam a saúde bucal

Até aqui pudemos concluir que a alimentação é um fator primordial para manter seu sorriso bonito e saudável. Diante disso, para te ajudar a fazer boas escolhas de alimentos que contribuam para a sua saúde bucal, separamos as dicas a seguir:

Leite

O leite é um alimento que possui alta concentração de cálcio, que é um mineral que contribui para a saúde dos ossos. Ele ainda serve para mineralizar os dentes e fortalecer as estruturas ósseas da boca, facilitando o tratamento com ortodontia invisível.

Gengibre

O gengibre é uma planta herbácea de origem asiática, e é um forte aliado para a saúde oral como um todo. Ela pode ser usada em forma de xarope ou consumida em pequenos pedaços para ajudar no combate do mau hálito e de infecções na garganta.

Maçã

A maçã é o tipo de alimento que não pode faltar na dieta de quem deseja manter uma boa saúde bucal. Isso porque mastigar essa fruta ajuda a estimular o tecido da gengiva, aumentando a quantidade de saliva e evitando a proliferação de bactérias.

Peixes

Os peixes são ricos em ômega 3, um poderoso ativo de gordura natural e saudável que ajuda a fortalecer os ossos do corpo. Além disso, os peixes contém flúor, substância que atua contra as cáries e outras doenças bucais.

Alimentos que prejudicam a saúde bucal

Uma dieta rica em alimentos com açúcares e carboidratos em excesso pode prejudicar o seu sorriso de várias formas. Para evitar que isso ocorra, a escolha de alimentos na hora das refeições é muito importante.

Entre os alimentos que podem prejudicar a sua saúde bucal estão:

  • Café;
  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Frutas ácidas;
  • Alimentos ricos em carboidratos.

O consumo em excesso desses alimentos levam ao desenvolvimento de vermes que transformam o açúcar em ácido, que ao entrar em contato com os dentes ou com a faceta dental, corrói a sua camada protetora, também conhecida como o esmalte.

Os alimentos como a batata e o pão, que são ricos em carboidratos, grudam nos dentes com mais facilidade, aumentando as chances de surgirem bactérias. As frutas ácidas, como a laranja e o abacaxi, em excesso podem causar o desgaste dos dentes.

Já o café, quando consumido de forma contínua e constante, pode manchar os dentes, prejudicando a estética do sorriso e tornando necessário que a pessoa procure por um dentista para realizar um clareamento dental preço acessível.

O ideal é evitar consumir esses alimentos com frequência, e sempre depois de consumir algum deles, esperar por alguns minutos e realizar a higiene bucal. A escovação e o uso do fio dental irão garantir que os restos dessas comidas não fiquem presas nos dentes. 

Os perigos das dietas restritivas

A alimentação deve ser considerada como uma aliada para manter o seu corpo como um todo saudável. Quando não há um equilíbrio, seja ele por excesso ou falta de alimentos, nossas defesas caem, nos deixando vulneráveis a doenças, inclusive as bucais.

Uma dieta restrita em nutrientes que são essenciais para manter a nossa saúde pode contribuir para a formação da placa bacteriana, que por sua vez, originam doenças bucais como a cárie e a candidíase oral.  

Nesse momento, é preciso procurar por um dentista para realizar o tratamento necessário e saber mais sobre os tipos de clareamento dental, se for necessário. Uma visita ao nutricionista também será importante para estabelecer uma alimentação correta.

Por fim, é preciso ficar atento aos sinais do seu corpo e não deixar de visitar os profissionais necessários para garantir que a sua saúde esteja em dia. Somente eles serão capazes de indicar os tratamentos corretos para o seu caso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Sempre Saudável - Todos os direitos recervados.