Dieta para Diabéticos: Como fazer

Confira nesse artigo quais são os alimentos permitidos e quais são proibidos em uma dieta para diabéticos

Uma dieta para diabetes precisa ser pobre em açúcar e deve ser seguida todos os dias, de forma rigorosa. Legumes podem e devem ser consumidos, mas algumas frutas precisam ser evitadas. Listamos a seguir os alimentos que podem e os que são proibidos em uma dieta para diabéticos.

Mas o ideal é que o cardápio diário seja prescrito por um nutricionista, que vai conciliar a dieta com os medicamentos que o paciente precisa.

Dieta para diabéticos do tipo 1

Uma dieta para diabetes tipo 1 precisa ser controlada e adaptada às injeções de insulina que o paciente deve fazer. Na diabetes tipo 1 o paciente precisa fazer tratamento com insulina durante a vida toda.

Alimentos permitidos para diabéticos do tipo 1

Alimentos ricos em fibra e com quantidades moderadas de carboidratos estão liberados. É aconselhado a quem sofre desse tipo da doença o consumo de verduras, frutas, peixes, carnes magras e cereais integrais. Alimentos com carboidratos como tortas, pão e laticínios podem ser consumidos, mas em quantidades pequenas.

Alimentos proibidos para diabéticos do tipo 1

Alimentos que contém grandes quantidades de açúcar estão proibidos pois aumentam o nível de açúcar no sangue. Então nada de refrigerantes, bolos, bolachas e doces. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas.

Dieta para diabéticos do tipo 2

A dieta para diabéticos do tipo 2 deve ser adaptada ao uso de medicamentos que o paciente precisa tomar, como a metformina. Para quem tem esse tipo da doença, a prática de atividades físicas regulares é altamente recomendada.

Alimentos permitidos para diabéticos do tipo 2

Alimentos ricos em fibras e com pouca quantidade de açúcar estão liberados. Isso vale para as frutas também. Evite aquelas que são mais doces, como a uva e o abacaxi.

Estão liberados também os alimentos com baixo índice glicêmico como o feijão, espaguete, amendoim, iogurte natural e brócolis.

Eles ajudam a evitar a subida repentina do açúcar no sangue. É importante ainda respeitar os horários das refeições.

Alimentos proibidos para diabéticos do tipo 2

Em uma dieta para diabetes tipo 2,estão proibidos: mel, geleia, açúcar, produtos confeitados, frutas em calda, frutas cristalizadas e secas, e ainda as frutas muito doces como a uva, caqui e o abacaxi. Refrigerantes e bebidas com álcool também precisam ser evitadas.

Seja qual for o tipo da doença, é muito importante que o diabético se acostume a ler os rótulos das embalagens antes de comprar. O açúcar pode estar presente nesses alimentos, mas em substâncias como a glicose, frutose, maltose ou xilitol. E precisam ser evitados.

Melhores alimentos para diabéticos

Para as pessoas com diabetes, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada que ajude a controlar os níveis de glicemia no sangue. Alguns dos melhores alimentos para diabéticos incluem:

  1. Vegetais verdes: como espinafre, acelga, brócolis e alface, que são ricos em nutrientes e pobres em carboidratos.
  2. Frutas frescas: como maçãs, laranjas, peras, morangos, mirtilos e framboesas, que são ricas em vitaminas e fibras e têm baixo teor de açúcar.
  3. Grãos integrais: como arroz integral, pão integral e macarrão integral, que são ricos em fibras e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  4. Proteína magra: como frango, peru, peixe, ovos e feijão, que são ricos em proteínas e têm baixo teor de gordura e carboidratos.
  5. Nozes e sementes: como amêndoas, nozes, sementes de chia e sementes de linhaça, que são ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

Lembre-se de que é importante monitorar o tamanho das porções e limitar o consumo de alimentos processados e ricos em açúcar para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. É sempre recomendado consultar um profissional de saúde para orientação individualizada.

Vale a pena seguir boas dicas de saúde, buscando especialmente uma melhor qualidade de vida e evitando riscos. Cuide da sua alimentação!

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Sempre Saudável - Todos os direitos recervados.