Confira algumas dicas e exercícios que vão ajudar na hora do parto normal.
O parto normal é altamente recomendado pelos médicos por vários motivos. Mas nem sempre é possível, sendo necessário recorrer á cesariana.
Mas para facilitar o parto normal, a grávida pode praticar alguns exercícios e seguir algumas dicas. Assim, o parto vai ocorrer tranquilamente.
Exercícios que movam o quadril por exemplo, vão facilitar o encaixe da cabeça do bebê na pélvis da grávida.
Esses exercícios devem fazer parte da rotina da mulher durante todo o período da gravidez, e não apenas nos dias próximos ao parto.
Confira alguns exercícios, que se forem feitos regularmente, podem facilitar o trabalho de parto:
Caminhada
Caminhar ajuda a aumentar o ritmo das contrações, diminuído as dores no trabalho de parto e tornando todo o processo mais rápido.
Uma boa dica é caminhar no intervalo das contrações e parar para descansar quando elas surgirem.
Subir e descer escadas
Esse exercício também facilita o parto normal e diminui muito a dor, pois induz o bebê a ficar com a cabeça na pélvis. Por esse motivo, é indicado também para os dias próximos ao nascimento.
Dançar
Rebolar na bola
A grávida pode sentar-se sobre uma bola de pilates e sozinha ou com ajuda, rebolar lentamente por alguns minutos. Esse exercício relaxa, diminui as contrações e fortalece a musculatura pélvica.
Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel são recomendados pois fortalecem a musculatura pélvica, o que vai ajudar no momento de expelir o bebê. Deite-se com os braços esticados e recolha as pernas , ficando os os pés firmes no chão. Com a ajuda das pernas, eleve o quadril e as costas, mantendo-se assim pelo maior tempo que conseguir. Abaixe e relaxe os músculos.
Yoga
Alguns exercícios de yoga também ajudam a fortalecer o assoalho pélvico. Além disso, a meditação vai ajudar a manter a calma e o foco, durante todo o período da gravidez e principalmente na hora do parto.
Parto normal: dicas para facilitar o trabalho de parto
Além dos exercícios, algumas dicas podem ajudar na hora do parto:
- Beba muita água;
- Urine a cada uma ou duas horas. A bexiga cheia traz desconforto e dor;
- Durante as contrações, respire bem fundo e solte o ar lentamente;
- Evite ficar muito tempo sem comer. Uma fruta ou refeição leve ajuda a não ter fome e enjoos durante o trabalho de parto;
- Relaxe. É difícil dizer isso quando a dor é forte, mas é importante manter a calma. Diminua os ruídos no local, baixe a luz e controle a respiração. Lembre-se que quanto maior as contrações e dores, é sinal de que seu bebê está chegando.