Nossos pés carregam todo o corpo e nos permitem ficar em pé. Mas nós os atormentamos usando os sapatos errados e sempre fazendo com que eles funcionem da mesma maneira. A ginástica dos pés ajuda a prevenir o hálux valgo e outras deformidades nos pés.
O segredo do pé
O pé é uma maravilha. Sua anatomia complexa é um modelo perfeito de evolução: base estável, amortecedor elástico, propulsor potente, tudo isso em uma superfície reduzida.
O pé é estável e elástico, pois tem uma estrutura em espiral, um pouco como torcer um lenço. Quando o pé tem que suportar uma carga, os ossos cuneiformes (“em forma de cunha”) se interligam para absorver o choque. Esse “aparafusar” é o que distingue o pé humano do pé do macaco, e é isso que nos permite andar eretos.
A sola do pé: uma pequena superfície para uma grande força
Com 26 ossos, cerca de 20 articulações, 60 músculos e ainda mais ligamentos, tendões e fáscias, o pé é a base do corpo. Milhares de receptores táteis informam o corpo da menor pedrinha presente em um sapato. Hoje, essa anatomia delicada e robusta é usada muito pouco, ou sempre da mesma maneira. Consequência: deformidades e dor nos pés.
Joanete
Hálux valgo é a causa da maioria das cirurgias nos pés. Uma em cada quatro pessoas sofre com isso. Essa deformidade consiste em um deslocamento do dedão do pé na direção dos outros dedos, que exerce pressão sobre a articulação da base do dedo, resultando em dor.
O pé plano
Junto com o hálux valgo, pé valgo ou pé plano, é a malformação do pé mais comum. Como o arco do pé está colapsado, o pé não pode atuar como amortecedor. Muitas vezes, os dedos dos pés são empurrados para o chão para formar um arco, mas o pé se contrai muito fortemente, o que leva à dor.
Se algumas malformações dos pés ou dedos dos pés têm causas genéticas, muitos problemas nos pés são devidos ao fato de que o pé é sempre trabalhado da mesma maneira ou que os sapatos femininos errados são usados. Em sapatos muito estreitos no antepé (sem falar nos saltos altos), os pés não podem cumprir seu papel.
Se a origem do problema é inata ou comportamental, é claro que a maioria dos pés não tem exercício. Você percebe isso rapidamente quando começa a treinar os pés: você se cansa rapidamente.
Ginástica dos pés: alguns exercícios para manter os pés em forma
Exercícios simples podem fortalecer o pé e a parte inferior da perna. Servem tanto para prevenir como para tratar deformidades.
1. Círculo de pés
Faça círculos com o pé, apertando os dedos dos pés para baixo (como se fosse segurar) e, em seguida, estendendo-os para cima.
2. Movimento de balanço
Levante os calcanhares, depois os dedos dos pés, repita. Variação: calcanhares juntos (posição V) ou dedos dos pés juntos.
3. Espalhe os dedos dos pés
Não é tão simples, mas é tudo uma questão de prática: abra todos os dedos dos pés, depois feche-os.
4. Equilíbrio do trem
Um excelente método para prevenir ou tratar deformidades do pé de qualquer tipo é ficar em um suporte instável.
Com que frequência você deve treinar seus pés?
Como os músculos do pé se cansam rapidamente, um treinamento modesto é suficiente, ou seja, uma vez por dia ou várias vezes por semana.
- 45 segundos a 1 minuto por exercício;
- 3 séries;
- Para obter resultados, você deve praticar os exercícios por um longo período de tempo. Especialistas estimam que leva vários meses para realmente mudar a forma do pé.
Espero que tenha gostado das dicas!