A prisão de ventre além de ser um desconforto, afeta e muito nossa saúde. Falta de disposição, acne, queda de cabelos, gases, mau humor e inchaço abdominal são só alguns dos efeitos causados pelo intestino preso.
Tudo isso acontece devido à incapacidade do nosso organismo de absorver os nutrientes necessários para todas as funções e de eliminar o que não serve mais.
O que causa a prisão de ventre? Uma dieta ruim é principal culpada. Com uma alimentação equilibrada, rica em fibras e a ingestão de muita água garantimos o bom funcionamento do intestino.
E o bom funcionamento do intestino ainda reflete na nossa aparência: menos inchaço abdominal, pele e cabelos mais bonitos.
Alimentos para acabar com a prisão de ventre
Confira a seguir nossa lista de 8 alimentos que acabam com a prisão de ventre e vão deixar seu intestino funcionando perfeitamente. Consumindo esses alimentos regularmente, você estará garantindo todos os seus benefícios, além de aliviar o intestino preso.
Ameixa
A ameixa seca tem efeito laxativo natural e, por conter um alto teor de fibras insolúveis, é capaz de absorver mais água do organismo e acelerar o trânsito intestinal. Mas o resultado só será positivo se houver uma grande ingestão diária de água. Cinco unidades de ameixa diariamente é a dose ideal para acabar com a prisão de ventre.
Mamão
É rico em fibras, sais minerais e com alto teor de betacaroteno, um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A. a ingestão diária de mamão (especialmente pela manhã) garante o bom funcionamento do intestino, sem contar que suas propriedades calmantes são ótimas para quem tem um estômago sensível.
Linhaça
Muito recomendada para quem quer perder peso, a linhaça também auxilia no funcionamento do intestino. Rica em fibras solúveis e insolúveis, ela aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região. Uma boa dica de consumo é misturar uma colher da semente de linhaça ao leite ou iogurte.
Legumes e verduras
Ao consumir esses alimentos nas principais refeições do dia você evita a prisão de ventre. É melhor consumi-los crus pois assim suas propriedades benéficas são mantidas. Alface, rúcula, agrião, couve e abobrinha têm o poder de aumentar o trânsito intestinal, sendo facilitadores da evacuação.
Aveia
Rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, a aveia também facilita a evacuação. Em contato com a água, as fibras contidas na aveia transformam-se em uma goma capaz de facilitar o trânsito intestinal e impedir absorção de gorduras pelo organismo. A atuação da aveia também é ótima para quem tem problemas de colesterol.
Soja
Um dos alimentos funcionais mais consumidos, a soja traz muitos benefícios para a saúde. E por ser rica em minerais, proteínas e vitaminas, ela atua de forma determinante no combate à prisão de ventre. Vale lembrar que a soja também reduz o nível de glicose no sangue se transformando num aliado para quem tem diabetes.
Lentilha
Outro alimento rico em fibras e proteínas. A inclusão da lentilha em sua dieta facilita a redução de absorção de gorduras e aumenta o bolo fecal. Dica: substitua o feijão pela lentilha na hora do almoço ou do jantar, preferencialmente, três vezes na semana.
Iogurte
O iogurte é como um agente de manutenção da saúde da flora intestinal. O alimento é eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas ao intestino, mantendo seus ritmos e funções em ordem. Pode ser consumido nos intervalos das refeições ou no café da manhã.
Uma alimentação balanceada garante um bom funcionamento do intestino. Consuma regularmente frutas, legumes e verduras, e evite alimentos gordurosos e ricos em açúcar.
Quando o intestino funciona direitinho, isso se reflete na nossa saúde e aparência.
Prisão de ventre: o que fazer?
Como já dissemos, é importante focar na alimentação, consumindo alimentos ricos em fibras e que auxiliem no bom funcionamento da flora intestinal.
Veja no vídeo abaixo mais algumas informações e dicas para aliviar a prisão de ventre e resolver esse incômodo problema de intestino preso: