Antes de se lamentar e desanimar, dizendo “eu não consigo emagrecer“, saiba que você pode estar cometendo alguns erros e por isso não emagrece.
Hoje em dia até parece que perder peso é algo fácil, não é? Afinal, existem tantos métodos de treinamento, exercícios e dietas para todos os gostos. Até mesmo danças específicas para emagrecimento (como a Zumba Fitness) as academias já oferecem!
Mas, com todas essas opções, por que tantas pessoas ainda reclamam que não conseguem? Ficam horas na academia ou então se acabam de tanto suar em exercícios aeróbicos, e aqueles pneuzinhos continuam firmes sobre a barriga. E então soltam aquelas frases clássicas: “Emagrecimento não é pra mim”… “Perder peso é muito difícil, e olha que eu tentei de tudo”… “Só como saladas e ainda assim não emagreço”… “Eu não consigo emagrecer”!
Não consigo emagrecer! Onde errei?!
O maior erro das pessoas que se queixam de dificuldades para perder peso é apostar em métodos pouco eficientes e que não vão trazer resultados, como as dietas restritivas (que só fazem passar fome) e exercícios chatos e rotineiros, que acabam desanimando o praticante, pela rotina e pelos poucos resultados obtidos.
E mais: quando o assunto é emagrecer, não se deve exagerar nunca. Nem na comida, nem nos horários das refeições e muito menos nos exercícios. Essas e outras práticas, se forem feitas em excesso, podem sim atrapalhar quem quer perder peso. Veja os 7 principais erros:
7 erros de quem tenta emagrecer e não consegue
1- Fazer dietas rigorosas demais
Dietas restritivas demais muito em breve vão terminar, pois a maioria delas proíbe o consumo de nutrientes essenciais como carboidratos, proteínas e gorduras. Sem contar que dietas restritivas são difíceis de serem mantidas por muito tempo. Com isso elas se tornam prejudiciais à saúde pois as refeições deixam de ser balanceadas. E uma alimentação saudável e balanceada é melhor que qualquer dieta restritiva.
2- Pular refeições
Um erro clássico de quem quer emagrecer. Muitas pessoas acreditam que pulando o café da manhã ou o jantar por exemplo, vão comer menos e com isso emagrecer. Na verdade essa prática pode causar desnutrição e atrapalhar o emagrecimento. Segundo especialistas, é importante comer de 3 a 5 refeições ao dia, mesmo aqueles que não estão preocupados em perder peso.
3- Traçar metas impossíveis
Perder muitos quilos em pouco tempo é uma meta difícil de ser alcançada e também de manter a longo prazo. Não trace metas impossíveis para não se desanimar. Existem por aí muitos profissionais e produtos que prometam milagres. Tome cuidado! Não adianta nada fazer um sacrifício quase que impossível afinal, se você emagrece de maneira “forçada”, tenha certeza que muito em breve vai ter os quilinhos perdidos de volta e pior: uma dificuldade maior para emagrecer novamente. Tenha sempre em mente que o importante é emagrecer de forma saudável para evitar problemas de saúde e também o ganho do peso perdido.
4- Ser obcecada pela balança
Subir na balança com frequência pode causar ansiedade e desânimo em quem quer emagrecer. O emagrecimento saudável é progressivo e lento, mas evita problemas de saúde como a desnutrição e obesidade.
5- Relaxa depois de emagrecer
Pessoas com tendência a engordar não perderão essa característica depois de emagrecer. A alimentação saudável e a prática de atividade física deverão ser seguidas pelo resto da vida, independentemente do peso. Hábitos saudáveis são importantes não apenas para emagrecer como também para prevenir diversas doenças e melhorar a qualidade de vida.
6- Dormir mal
Já é comprovado: noites mal dormidas influenciam no excesso de peso. Dormir pouco faz a pessoa consumir mais calorias e reduz a capacidade do corpo de queimá-las.
7- Exagerar nas atividades físicas
Outro erro bem comum: achar que exagerar nos exercícios pode trazer resultados mais rápidos. É bom ter cuidado pois isso pode é trazer lesões e problemas de saúde.
Não é raro ver pessoas que se acabam na academia com tantos exercícios, emagrecem muito, mas logo depois recuperam o peso perdido. Da mesma forma, pessoas que fecharam a boca, passaram fome e acabaram perdendo não apenas peso mas também saúde. Sabe onde elas erraram? Exageraram! Nosso corpo tem limites que não devem ser ultrapassados. Com isso evitamos lesões e problemas de saúde.