É preciso realizar tratamentos adequados e mudar alguns hábitos para acabar com a depressão
A depressão é uma doença que atinge cada vez mais pessoas. Segundo pesquisas, uma em cada cinco pessoas vai ter a doença em algum momento da vida.
Ela pode ser causada por vários fatores como a genética (sim, se houver casos na família, a chance de se ter é maior), estresse, problemas financeiros, problemas emocionais, etc.
Na maioria dos casos, os fatores psicológicos e sociais acabam também sendo consequência da depressão, quando o indivíduo não tem mais ânimo para realizar as atividades que estava acostumado.
As mulheres normalmente são mais vulneráveis à depressão do que os homens. Idosos e pessoas com doenças crônicas também tem maior risco de desenvolver a doença, assim como as pessoas solitárias.
Sintomas da depressão
Os principais sintomas da depressão são:
- Baixa auto-estima
- Desânimo
- Cansaço constante
- Desinteresse e apatia
- Falta de motivação
- Indecisão
- Pensamentos negativos
- Ansiedade
- Estresse e irritação
- Falta de apetite
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Memória fraca
Tratamento para a depressão
O tratamento para a depressão é feito com remédios específicos. Existem milhares de anti-depressivos e após o diagnóstico correto, o médico vai indicar aquele que possa ter melhor resultado.
Muitas pessoas vêem os anti-depressivos como a solução definitiva para os problemas, e com isso ficam dependentes deles.
É preciso enxergar os remédios como uma solução temporária, apenas para regular o que está errado.
Se pensar assim e seguir alguns hábitos saudáveis, dificilmente a depressão vai voltar e você não vai precisar ficar dependente de remédios.
Alguns hábitos indicados para deixar a depressão longe são: praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável, realizar atividades em grupo e evitar ficar muito tempo sozinho.
Quando sentir que está deprimido, saia de casa. Vá tomar um banho de sol, passear no parque, conversar com pessoas. Vá visitar seus familiares ou amigos.
Nem sempre é fácil, mas são atitudes importantes para evitar esse problema sério que pode minar sua saúde.