Uma boa saúde mental é uma parte essencial da vida, assim como uma boa saúde física.
Conselhos sobre como cuidar do nosso próprio corpo são muito populares, mas questões relacionadas ao que fazemos, a quem recorremos e quais ações tomamos para melhorar nossa saúde mental foram negligenciadas por muito tempo.
Já existe uma maior conscientização sobre o tema e se fala bastante sobre saúde mental, mas ainda há muitos desafios pela frente.
O impacto nas pessoas é devastador: vidas arruinadas, famílias desfeitas e potencial perdido. Até 50% das licenças médicas de longa duração são causadas por depressão e transtornos de ansiedade, e nenhum país está livre de incidentes de suicídio. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde lançou uma campanha de prevenção ao suicídio depois de observar que 128.000 pessoas na Europa tiravam suas próprias vidas a cada ano (2).
Os problemas de saúde mental são complexos e são influenciados por fatores como família, emprego, pobreza, discriminação e dificuldade de acesso aos cuidados de saúde. Muitas pessoas não têm acesso a cuidados importantes como um plano de saúde, um seguro veicular, um bom trabalho ou uma boa escola para os filhos. Isso acaba gerando uma frustração, que vai parar sempre no estado emocional.
A Mental Health Europe, a maior organização independente de profissionais e prestadores de cuidados de saúde na Europa, representando pessoas que lutam com problemas de saúde mental, fazendo campanha para alinhar a saúde mental com a saúde física, declara: “Trabalhamos para melhorar a saúde mental e o bem-estar ser, e a proteção dos direitos das pessoas que sofrem de doença mental. Estamos aumentando a conscientização para acabar com o estigma e a discriminação com base na saúde mental. ”
Provavelmente todos experimentaremos algum tipo de deterioração na saúde mental em nossas vidas, mas para muitos de nós, isso é apenas um estágio temporário. No entanto, esses eventos podem ter um impacto profundo e duradouro em nosso bem-estar, nossa capacidade de construir e manter relacionamentos e levar uma vida produtiva.
O impacto começa nos primeiros anos e dura toda a vida, com pesquisas mostrando que crianças e adolescentes com problemas de saúde mental tendem a se sair menos bem na escola e têm menos oportunidades de emprego.
Por outro lado, os adultos tornam-se menos produtivos no trabalho e são mais propensos a ter problemas de relacionamento, enquanto os adultos mais velhos são mais propensos ao isolamento quando apresentam problemas de saúde mental.
Existe uma consciência crescente do peso dos problemas de saúde mental, ajudando a melhorar a situação, mas o seu impacto social e econômico continua a sobrecarregar a sociedade e os sistemas nacionais de saúde.
A saúde mental e física são uma parte importante de nossas vidas, e uma coisa pode ter um efeito negativo ou positivo sobre a outra. A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou deficiência”.
Por que cada vez mais precisamos falar sobre saúde mental. Tudo está interligado. Quando a saúde mental vai bem, tudo vai bem também!
Cuide-se, tenha uma vida saudável, procure ter momentos de lazer e nunca se esqueça de procurar ajuda médica se sentir algo diferente com você e com o seu corpo!